
publicidade
Mercado automotivo
O Vale do Itajaí liderou a venda de veículos novos em Santa Catarina ao longo de 2018. O crescimento, incluindo todos os segmentos, chegou a 23,5%. Foi maior do que todas as outras regiões – Norte, Sul, Oeste, Serra e Grande Florianópolis – e, consequentemente, acima da média estadual, que chegou a 18,6%. O desempenho foi melhor, inclusive, do que o verificado em nível nacional. No Brasil, o incremento ficou em 13,5%.
Positivo pelo segundo ano seguido, o resultado confirma a retomada do mercado e foi significativamente melhor na comparação com 2017, quando o crescimento no volume de emplacamentos havia sido de 11,19%.
Nos anos mais duros da crise, em 2015 e 2016, o segmento amargou quedas na região de 26,4% e 18,1%, respectivamente. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC).
Ao longo de 2018, foram comercializadas 53.462 unidades na região. A maioria foi de automóveis (32.904), com alta de 22,3%. As vendas de caminhões tiveram expansão de 32,7% e as de motos foram ainda mais expressivas: acréscimo de 34%. Comerciais leves (12,5%), ônibus (3,76%) e outros tipos de veículos (16%) completam a lista.
Haja estrada.
Santa Catarina demanda investimentos estaduais e federais de R$ 3,1 bilhões por ano até 2022 para manter e ampliar a sua infraestrutura de transporte e logística, incluindo os modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. É o que mostra a quarta edição da Agenda Estratégia da Indústria para Infraestrutura de Transporte e Logística, da Fiesc.
As estradas consomem a maior fatia do montante: R$ 2,2 bilhões. As volumosas cifras indicam que nossos problemas de mobilidade não serão resolvidos tão cedo.
Deixe seu comentário:
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade