Vereadores de Gaspar entraram na disputa pela nova policlínica regional que o governo federal pretende instalar no Médio Vale do Itajaí. Os parlamentares aprovaram nesta terça-feira (19) uma moção de apelo ao governador Jorginho Mello (PL) pedindo que a estrutura seja construída na cidade. A proposta foi de Giovano Borges (PSD), que recebeu o apoio dos colegas.
Continua depois da publicidade
O documento pede que Gaspar seja considerada para receber o investimento de R$ 30 milhões, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), após Blumenau, inicialmente mapeada para abrigar a unidade de saúde, informar ao governo do Estado que não teria terrenos adequados e disponíveis para o projeto.
“Diante da falta de terreno em Blumenau, Gaspar apresenta-se como alternativa imediata e viável, com localização estratégica, acesso facilitado e terrenos disponíveis. A instalação em nosso município beneficiará toda a região, ampliando atendimentos especializados, reduzindo filas e assegurando a descentralização dos serviços de saúde”, justifica a moção.
Nos bastidores, fala-se que uma das possíveis áreas para a construção da policlínica seria a do antigo Horto Florestal da Furb, comprado pela prefeitura de Gaspar em 2023. O terreno fica entre a Rua Itajaí e a Rodovia Jorge Lacerda, próximo ao ginásio João dos Santos, e tem 42 mil metros quadrados de área. A gestão anterior tinha planos de ali construir um novo centro administrativo.
Apesar da mobilização dos vereadores, cabe à prefeitura local a articulação para levar o investimento a Gaspar.
Continua depois da publicidade
Além da suposta falta de terrenos, Blumenau teria resistência à estrutura pela indefinição sobre a manutenção e a responsabilidade sobre os servidores que atuariam na policlínica. Existe a possibilidade que o município assuma os custos, que se monte um consórcio com as cidades do entorno beneficiadas ou até mesmo que o governo do Estado arque totalmente com as despesas.
Leia também
Tradicional construtora de SC recruta badalado executivo do setor para a diretoria
Startup de minimercados de SC chega a 400 lojas e carimba passaporte para os Estados Unidos
Em votação unânime, vereadores de Blumenau decidem manter CPI do Esgoto
Transportadora de Joinville com 40 anos de estrada entra em recuperação judicial
 
				 
                                    