nsc
nsc

AR POLAR

Ar polar derruba as temperaturas em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
19/07/2021 - 04h44 - Atualizada em: 19/07/2021 - 07h45
gelo
Frio extremo está próximo de SC (Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

A semana está começando sob o domínio de ar frio de origem polar. Essa massa de ar é a responsável por trazer o amanhecer gelado em todas as regiões com temperaturas muito baixas pelo Estado. As menores foram:

-4°C Monte Castelo

-2,8°C Morro da Igreja

-3,1°C Água Doce

-2,9°C Lebon Régis , Caçador e Maravilha

-2,7°C Três Barras

-2,6°C São Joaquim

-2,5°C Ponte Serrada 

-2,4°C Urubici

> Receba notícias do NSC Total em seu WhatsApp

Na faixa do 0 a -1°C tivemos muitas cidades: 

Painel, Urupema, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Itapiranga, Ouro, Campos Novos, Ibiam, Monte Carlo, Brunópolis, Frei Rogério, Curitibanos, São Crisctóvão do Sul, Ponte Alta, do Norte, Matos Costa, Arroio Trinta, Pinheiro Preto, Videira, Fraiburgo, Santa Cecília, Rio das Antas, Iriniópolis, Major Vieira, Papanduva, Itaiópolis, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Xanxerê, Abelardo Luz, Anchieta, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Na Capital o dia começou com 5,5°C.

Esse frio todo trouxe também geada em algumas cidades e até mesmo sincelo misturado a uma pequena quantidade de flocos de neve no interior de São Joaquim. Mais precisamente num morro a 1600 m de altura no distrito do Cruzeiro.

Sincelo em São Joaquim
Sincelo em São Joaquim
(Foto: )

TEMPO

Ao mesmo tempo, o ar polar ela garante a presença do sol chegando até a predominar em muitas cidades. No período da manhã, a Serra tem chance de um chuvisco e/ou até uma chuva congelada/neve, mas só neste período. Ao longo desta segunda (19), o sol também aparece na região. Essa umidade da manhã está relacionada com um ciclone no mar na altura do RS. Ele também traz umas rajadas de vento da Serra ao Litoral. Vento que acalma ao longo da tarde.

> Serra Catarinense: conheça 5 cidades para visitar no inverno

Mesmo durante o período da tarde, as temperatuas não sobem muito sem passar dos 11 a 13°C na Serra, Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. Nas outras regiões, a tarde é mais tranquila pelo menos com 17 a 19°C.

NOITE EXTREMAMENTE GELADA

A noite mais gelada dessa intensa massa de ar friio polar deverá ser de segunda (19) para terça (20). O amanhecer de terça tem previsão de mímimas abaixo de 0°C no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte - entre -1 e -3°C. Na Serra, algumas áreas deverão começar o dia com -7 a -9°C. No Sul, Litoral, Vale do Itajaí esperamos algo entre 1 e 3°C ficando o Norte com algo entre 2 e 4°C.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

As nuvens aparece bem ao longo do dia, mas não só mantendo o tempo seco como com aberturas de sol. A geada está prevista para o amanhecer de terça, mas algumas áreas não deverão ter devido a maior nebusolidade da notie.

SEQUÊNCIA DA SEMANA

O sol seguirá aparecendo durante toda a semana. As noites seguirião geladas ainda com geada na Serra e parte do Meo Oeste e Planalto Norte. Porém, a cada amanhecer o frio perderá um pouco a intensididade. Vamos perceber isso mais nas temperaturas das tardes que a partir de quarta já estarão bem agradáveis em torno de uns 20°C em muitas cidades.

Leia também 

Escola “afundando” em Florianópolis custou R$ 7,18 mi e pode ser demolida

Família acusa hospital de negligência após morte de criança em São Francisco do Sul

PM mais velho de SC será homenageado aos 108 anos

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas