Neste domingo (20) – precisamente às 12h33min – ocorre o equinócio de Outono para nós do Hemisfério Sul. Neste dia e neste horário teremos o sol bem na Linha do Equador, iluminando igual os dois hemisférios. Este momento marca o começo astronômico do outono, mas – na meteorologia – as condições da estação vão ocorrendo gradativamente ao longo dos dias.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

CARACTERÍSTICAS DO OUTONO

Essa é uma estação que você precisa cuidar bastante da saúde por causa da grande variação de temperatura. Como continuamos tendo alguma influência de ar quente, ainda temos dias de calor, mas que não duram muito tempo, já que logo em seguida são interrompidos pelas massas de a frio que começam a avançar do Sul do continente. 

Em dias ensolarados temos aquela grande variação de temperatura entre os turnos: noites/manhãs frias, mas com as tardes quentes. O fato de termos madrugadas frias ajuda a trazer uma maior frequência de nevoeiros. Outra característica é o começo mais frequente de geada, especialmente na Serra.

Como as frentes frias começam ser o mecanismo que provocam chuva – não frio – temos uma maior presença de ciclones. Muitos não interferem no tempo por passarem pelo mar afastado da costa.

Continua depois da publicidade

PREVISÃO PARA O OUTONO 2022

O início da estação será influenciado pelo fenômeno climático La Niña. Isso deverá manter para abril e maio volume de chuva abaixo do padrão da época do ano. 

Nas temperaturas, o La Niña proporciona já no início da estação a entrada de massas de ar frio – que começam a trazer as primeiras marcas mais baixas. 

No geral, a temperatura do amanhecer deverá ficar um pouco abaixo do normal, mas as temperaturas da tarde acabam ficando dentro do padrão. 

Por fim, importante destacar que este ano é um bom período para aproveitar o verancio de maio.

Leia mais:

Navio “diferentão” traz carregamento de carros de luxo a SC; veja fotos

Continua depois da publicidade

Vídeo mostra comboio do Exército minutos antes de acidente fatal em SC

Renato Igor: Santa Catarina tem cidade turística que não quer o turismo

Destaques do NSC Total