nsc
nsc

INSTÁVEL

Ciclone no mar e frente fria influenciam o tempo nesta terça-feira em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
09/03/2021 - 05h43 - Atualizada em: 09/03/2021 - 07h14
Imagem da manhã desta terça-feira mostra que as nuvens da última noite já estão sobre o mar
Imagem da manhã desta terça-feira mostra que as nuvens da última noite já estão sobre o mar (Foto: Goes 16/ Inmet / Reprodução)

Antes de trazer a previsão do tempo desta terça-feira (9), quero dividir com vocês as informações da chuva que ocorreu na útlima noite em parte da Grande Florianópolis. Tivemos chuva volumosa entre São José e a Capital. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O mapa abaixo mostra o quanto choveu entre essas duas cidades. Vejam como a distribução ocorreu de forma irregular:

Chuva ocorrida na noite de segunda para terça
Chuva ocorrida na noite de segunda para terça
(Foto: )

Enquanto em São José choveu mais de 100 mm e no Sul da Ilha de SC quase isso (99 mm), tivemos só 23 mm no bairro do Itacorubí (Floripa). Vejam também que as outras cidades da região também tiveram menores volumes de chuva. Por exemplo: Antônio Carlos teve 14 mm. Para terem ideia, em março inteiro é normal chover de 150 a 200 mm na região.

TEMPO NESTA TERÇA

O que provocou a chuva mais forte na região da Capital foi a formação de um centro de baixa pressão. Esse sistema ficará pelo mar. Junto dele avança do RS uma frente fria. Diante disso, teremos uma terça de sol e nuvens em todas as regiões. 

Porém, cidades do Sul, Serra, Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm previsão de chuva em forma de pancada. No período da manhã isso ocorre poucas cidades. 

Importante destacar que isoladamente há chance tanto de temporais quanto de volumes mais elevados, mas felizmente em poucas áreas.

Para as cidades do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste a previsão é de um dia de sol e nuvens.

> Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber

PRÓXIMOS DIAS

Começo chamando atenção de vocês que na faixa do Oeste até o Meio Oeste seguiremos uma sequência grande de dias com sol e tempo seco. Nas outras regiões, o sol irá aparecer até o fim de semana. A chuva diminui muito na faixa Leste. Nesta quarta, o Sul, Litoral, Vale e Norte até podem ter uma chuva, mas em pouquíssimas cidades. 

Destaco que na quarta-feira (10) teremos rajadas moderadas de vento entre Grande Florianópolis, Sul e Serra devido ao ciclone no mar. Mas é importante dizer que a influência maior é sobre o oceano, e não na área continental. 

Leia mais:

Seis fatos revelam pior momento da pandemia para SC e para o Brasil

O que aconteceu em 8 de março de 1857? Saiba a origem do Dia da Mulher

Começo do outono deve ser marcado pelo frio em SC; veja a influência do La Niña

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas