No mês passado a Cúpula dos Vencedores do Prêmio Nobel foi reunida numa evento que tinha como objetivo central a seguinte temática: “Nosso Planeta, Nosso Futuro”
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias do NSC Total no WhatsApp
No encerramento ,foi publicado um documento que afirma que atualmente o mundo enfrenta pelo menos cinco grandes crises: uma pandemia, crise de desigualdade, crise ecológica, crise climática e de informação.
Em relação ao clima, os cientistas alertam que pós-Covid, é necessário que todos tenham medidas emergenciais para a proteção dos ecossistemas e de combate às mudanças climáticas.
Um trecho do documento diz: “O futuro de toda a vida neste planeta exige que nos tornemos administradores eficazes dos bens comuns globais – clima, gelo, terra, oceano, água doce, florestas, solos e uma rica diversidade de vida que regula o estado do planeta e se combina para criar um sistema de suporte de vida único e harmonioso”.
Continua depois da publicidade
Em outra parte, o documento lembra do crescimento populacional e a necessidade de uma matríz energética que agrida menos o efeito estufa:
“A cada semana até 2050, a população urbana aumentará em cerca de 1,3 milhão, exigindo novos edifícios e estradas, água e instalações de saneamento e sistemas de energia e transporte. A construção e operação desses projetos de infraestrutura serão intensivos em energia e emissões, a menos que grandes mudanças sejam feitas em como eles são projetados e implementados” Em 2022, o evento Estocolmo + 50 marca o 50º aniversário da primeira Cúpula da Terra. Esta é uma oportunidade importante para refletir sobre o progresso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que devem ser cumpridos até 2030. No entanto, existe uma desconexão entre a urgência indicada pela evidência empírica e a resposta da política eleitoral: O mundo está girando muito devagar.”
Leia também:
Eventos astronômicos em 2021: veja datas
Foguete chinês descontrolado deve entrar na Terra no fim de semana
Queda de meteoro em SC é flagrada por câmeras; veja vídeo
Relembre seis vezes em que tornados ocorreram em Santa Catarina