nsc
nsc

Tempo

Granizo, chuva, vento e calor: os dados dos temporais desta terça-feira em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
24/11/2021 - 06h45 - Atualizada em: 24/11/2021 - 08h35
Granizo de ontem em Itapema
Granizo de ontem em Itapema (Foto: Lúcia Ferrarez)

No decorrer da última terça-feira (23) tivemos a passagem de uma frente fria - sistema que traz chuva e não frio - pelo mar. Ela foi o gatilho de umidade para que, junto com o calor forte, o dia tenha tido granizo, vento e chuva no Litoral e áreas próximas. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Sempre depois da passagem da frente fria avança um ar frio - dai o nome - que dependendo da época do ano é mais forte ou fraco. Nesta época de primavera ele é fraco e o deslocamento é pelo mar. Por isso, não traz muitas influências para as temperaturas. 

> Joinville tem sensação de calor de 51°C nesta terça-feira

No entanto, o vento Sul aparece e dependendo da diferença de temperatura que estava antes e depois da passagem da frente, ele é forte, como foi o caso da terça.

As maiores rajadas de vento foram:

  • 73 km/h Balneário Barra do Sul
  • 66 km/h Imbituba
  • 59 km/h Jaguaruna
  • 56 km/h Chapecó e São José
  • 54 km/h Tubarão
  • 50 km/h Luiz Alves e Criciúma

CALORÃO

Aos poucos, com a aproximação do verão, as temperaturas começam a subir. Ontem tivemos forte calor na região Norte. Além das altas temperaturas, tivemos umidade do ar elevada. Quando isso ocorre a sensação de calor é maior que o termômetro indica. Para terem ideia, essa sensação de calor em Jaraguá do Sul chegou a 49°C e a 48°C em Joinville. 

As maiores temperaturas registradas nas estações do Ciram foram:

  • 39°C Garuva
  • 38°C Joinville
  • 37°C Massaranduba, Jaraguá do Sul e Corupá
  • 36°C Itapiranga, Águas Mornas e Luiz Alves

GRANIZO

O granizo ocorreu em boa parte das cidades que tiveram chuva nesta terça (23), mas especialmente na região de Tijucas, Canelinha, Itapema, Balneário Camboriú e Bombinhas. A ilustração abaixo mostra uma imagem de radar da hora do granizo nessa faixa do Estado. 

> Descubra tudo sobre os tornados em SC

Observem o núcleo de nuvens cumulunimbus (nuvens de 10 a 15 km de altura da base ao topo) que se formou sobre a região. Essas nuvens se formam pela combinação do calor e da umidade. Como ainda estamos na primavera, a atmosfera em altitude ainda se encontra fria do inverno. Daí a combinação para o granizo nesta época do ano.

Imagem de radar no momento do granizo no Vale do Rio Tijucas
Imagem de radar no momento do granizo no Vale do Rio Tijucas
(Foto: )

CHUVA OCORRIDA

A chuva foi muito localizada nesta terça-feira (23) e, no geral, de intensidade fraca. Só muito pontualmente tivemos chuva forte. Foi o caso de Tijucas e Joinville que tiveram 25 mm. Depois tivemos 14 mm em Itapoá, 13 mm em Schroeder e 12 mm em Jaraguá do Sul.

Leia também:

Homem pula a janela e esfaqueia namorado da ex-mulher em SC

Condomínio em Blumenau pode ter mais moradores do que a população de 104 cidades de SC

Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis terá mais duas pistas

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas