nsc
nsc

Frente fria

Frente fria provoca chuva nesta quarta-feira em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
17/03/2021 - 05h06 - Atualizada em: 17/03/2021 - 07h35
Imagem de satélite mostra frente fria com suas nuvens de chuva avançando sobre Santa Catarina
Imagem de satélite mostra frente fria com suas nuvens de chuva avançando sobre Santa Catarina (Foto: GOES 16 INMET / Reprodução)

Uma das imagens de satélite do amanhecer desta quarta-feira (17) já mostrava uma grande quantidade de nuvens sobre Santa Catarina, principalmente no Oeste. A região, inclusive, já teve chuva forte em cidades como Maravilha e Pinhalzinho.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Isso ocorre pela influência da frente fria que avança nesta quarta pelo Sul do Brasil. Dessa forma, teremos um dia de muitas nuvens e só algumas aberturas de sol. No período da manhã a chance maior de chuva vale para cidades do Oeste até o Planalto. Nas demais regiões a chuva ocorre entre a tarde e a noite.

Duas características chamam atenção: a chuva é mal distribuída, ou seja, algumas áreas ficam só "ameaça". Mas de forma isolada, podemos ter temporais com descargas elétricas.

O dia no geral é abafado, com temperaturas que passam dos 30°C no Sul, Litoral, Vale do itajaí e Norte. 

SAÍDA DA FRENTE FRIA

Nesta quinta-feira (18) o dia deverá amanhecer com muitas nuvens em todas as regiões. O sol deverá aparecer só no decorrer do dia e sobretudo do Oeste ao Planalto. Boa parte da quinta é mais nublada do que chuvosa, mas na saída da frente fria (que é um sistema de chuva e não de frio) ainda há chance de uma chuva passageira, mas em poucas áreas.

As temperaturas da tarde se aproximam dos 27 a 29°C em cidades como Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Joinville. Na Serra, cidades como Lages ficam com algo em torno de 26°C.

TROCA DE ESTAÇÃO

Apenas para lembrar: no próximo sábado (20) teremos o começo astronômico do outono. Às 6h38 acontece o equinócio de outono para nós do hemisfério Sul. 

Neste dia o sol irá iluminar de maneira igual os dois hemisférios, fazendo com que dia e noite tenham exatamente a mesma quantidade de horas. 

Não esqueça que a troca da estação é astronômica, e não meteorológica. Portanto, as características da nova estação ocorrem gradativamente.

Leia mais:

Sem UTI disponível, mãe e filho morrem no mesmo dia em SC

Em menos de 3 meses, SC teve alta de 79% no total de mortes por covid-19

Homem relata pânico ao ficar pendurado em caminhão: "Ele dizia que eu ia morrer"

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas