nsc
nsc

Inverno 2021

Inverno 2021 em SC: o que esperar do tempo no Estado

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
15/05/2021 - 09h00 - Atualizada em: 15/05/2021 - 11h48
A estiagem deverá seguir ao longo do inverno
A estiagem deverá seguir ao longo do inverno (Foto: NSC Total)

A primeira quinzena de maio teve duas massas de ar frio de maior intensidade que trouxeram temperaturas bem abaixo de zero grau na Serra. Meteorologicamente já podemos dizer que estamos no inverno. No calendário, em termos astronomicos, ainda vivemos o outono.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Mas na pratica o inverno está aí. No final do mês passado o Fórum Climático Catarinense se reunio e na oportunidade foi destacado que o trimestre maio - junho - julho terá temperaturas tipicas da época do ano, ou seja, não esperamos que o inverno seja rigoroso. Desta forma, as massas de ar frio que já estão chegando vão continuar, mas dentro de uma frequência habitual. Entre uma massa de ar frio e outra, teremos dias com temperatura subindo.

Em relação a chuva, essa é uma grande preocupação. Novamente neste mês de maio quem tem tido a presença dela é a faixa entre Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Mesmo assim, com volumes um pouco abaixo do padrão. Nas outras regiões, destacando o Oeste, Serra e Sul, a situação continua sendo de baixos volumes dentro dessa primeira quinzena do mês.

Olhando para o médio prazo - segunda quinzena de maio - a preocupação continua. Isso porque boa parte desse período será de dias com tempo seco. Sim, deveremos ter alguma chuva, mas por pouco tempo.

> Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

> Descubra em qual cidade da Grande Florianópolis tem chance de nevar

Olhando para o longo prazo - maio a julho - segundo o Fórum Climático Catarinense, a preocupação até aumenta. Visto que no trimestre ainda deveremos ter chuva abaixo do padrão da época do ano. Condição que poderá agravar a estiagem. 

Vídeo mostra formação de neve em Urupema

Leia também:

Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas