O avanço da onda de frio intenso pelo Sul do Brasil e a possibilidade de neve geram curiosidade sobre em quais cidades catarinenses será possível ver o fenômeno. Será possível ver a neve em Florianópolis, e em cidades como Palhoça e Rancho Queimado, por exemplo? O meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, explica como a previsão do tempo tem apontado a ocorrência de neve em regiões como a Grande Florianópolis, por exemplo.
Continua depois da publicidade
> Onda de frio intenso já causa neve na Argentina e avança para Santa Catarina
Segundo a previsão do tempo, a onda de frio intenso de 2020 só perde para a registrada em 2013, em Santa Catarina. Há sete anos, moradores de cidades como Palhoça, São José e Florianópolis, por exemplo, conseguiram ver o fenômeno de pertinho.
> Como ver ao vivo a neve em SC: vídeos mostram condições do tempo no Estado
O evento que ocorreu entre 22 e 25 de julho de 2013 é considerado histórico pela espacialidade e abrangência. Foram quase 100 municípios com registro de neve, inclusive nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são raros pela proximidade com o litoral, segundo a Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
O Morro do Cambirela em Palhoça ficou coberto de neve, na onda de frio intenso de 2013. A quantidade no Cambirela foi tanta que foi possível ver a neve em bairros como Coqueiros e Estreito, na região Continental de Florianópolis. A cena gerou muita curiosidade e, até hoje, é assunto de muitas conversas de família, entre amigos e serve até como argumento turístico para a região.
Neve no Morro do Cambirela, em Palhoça
> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada
Outra região que viu a neve de perto foi a do Vale do Itajaí. Ao menos 25 municípios do Vale do Itajaí registraram neve há sete anos. As fotos que mais impressionaram foram feitas por, Adelor Eduardo Schuster, e mostram Rio dos Cedros com campos e paisagens embranquecidas. Parecem aqueles panoramas dos Alpes Suíços que vemos em filmes, né? — só que mais bonitos. Em Blumenau, pontos no Morro do Cachorro, Morro do Macaco, Spitzkopf e as áreas mais altas da cidade tiveram o fenômeno.
Neve no Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí
Além do Vale do Itajaí, outra região com pouca familiaridade com as paisagens cobertas de neve é a região Norte, de cidades como Joinville. Em 2013, a onda de frio foi intensa que fez nevar em Joinville.
Continua depois da publicidade
Neve na Grande Florianópolis em 2020
A onda de frio intenso gerada por uma massa de ar polar em 2020 gera a expectativa pela neve em Florianópolis, Palhoça e cidades mais altas da região como Rancho Queimado. Nesta quinta-feira, muitos moradores já sentiram na pele a queda brusca de temperaturas e precisaram reforçar os agasalhos para sair nas ruas da Capital.
De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a chance de neve na Grande Florianópolis, em 2020, deve se repetir. Porém, o fenômeno será observado com menos intensidade e de forma diferente do que em 2013.
A neve em Santa Catarina neste ano deve ter maior chance de aparecer entre quinta e sexta-feira. Da noite de quinta até o amanhecer de sexta, a neve deve aparecer em cidades cidades mais altas da Serra, como Urupema, Uribici e São Joaquim.
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Por isso, a partir da madrugada de sexta até o início da tarde, regiões como o Meio Oeste e o Planalto Norte também podem ter neve. Com menor possibilidade, mais ainda com chances de neve, cidades da Grande Florianópolis que são mais próximas da Serra podem observar os floquinhos gelados caindo do céu.
Continua depois da publicidade
— Chance na Grande Florianópolis mais para quem está nos pontos altos, em cidades como Rancho Queimado e região – aponta Puchalski.
Florianópolis e Palhoça, por exemplo, ficam de fora dessa lista. Mas, moradores de Rancho Queimado ainda podem esperar pela percepção do fenômeno.
Leia também
Receita de chocolate quente e cremoso para espantar o frio
Saiba como harmonizar chocolate e vinho
Entenda o motivo das diferentes cores de garrafas de vinho
Qual a taça ideal para cada tipo de vinho