publicidade

"TBT" do tempo

Há seis anos, neve cobria o Morro do Cambirela, em Palhoça

Fenômeno ocorreu em 23 de julho de 2013 e, na mesma semana, 107 cidades catarinenses amanheceram cobertas por cristais de gelo

23/07/2019 - 17h11 - Atualizada em: 23/07/2019 - 18h08

Compartilhe

Por Redação NSC
Cambirela
Cambirela visto do bairro Coqueiros, região continental de Florianópolis, em 2013
(Foto: )

Era terça-feira, a temperatura em Santa Catarina registrava entre 0°C e 1°C naquele 23 de julho de 2013, que ficou marcado pela paisagem atípica na grande Florianópolis. A neve cobria o Morro do Cambirela, em Palhoça, no amanhecer. Cenário bem diferente desta terça-feria (23), quando a cidade registrou cerca de 24°C, com céu limpo e a presença de poucas nuvens.

Na época, o local foi chamado de “Alpes Catarinenses” e não tinha ocorrência de neve há 30 anos. Os baixos índices térmicos e a umidade do ar no Estado entre 22 e 25 de julho daquele ano formaram a combinação responsável pelo fenômeno atípico, conforme a Epagri/Ciram, que proporcionou aos moradores e turistas de distintas áreas do Estado, experiências diferentes, como montar bonecos de neve, andar de snowboard e fazer guerra com bolas de gelo.

snowboard
Prática de snowboard no Morro da Igreja, em Urubici
(Foto: )
boneco
Empresário de Balneário Camboriú faz boneco de neve no inverno de 2013, em São Joaquim
(Foto: )

Localizado no município vizinho, o morro que tem mais de mil metros de altura, pode ser visto tapado pela cor branca em diferentes pontos de Florianópolis.

Algumas cidades registraram a queda de neve por quatro horas seguidas. Em todo o Planalto Norte caíram cristas de gelo, e 107 localidades de SC foram contempladas com o ocorrido.

Além disso, houve chuva congelada em 34 municípios catarinenses. Na região da Grande Florianópolis, os principais locais que serviram de cenário para o episódio foram Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Angelina.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias no blog do Puchalski.

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado do portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade