nsc
nsc

Frio intenso

Frio intenso e chance de neve: o que está previsto para o tempo em SC nesta semana

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
17/08/2020 - 06h54 - Atualizada em: 17/08/2020 - 17h43
Ar polar deverá derrubar a temperatura em boa parte da América do Sul
Ar polar deverá derrubar a temperatura em boa parte da América do Sul (Foto: Windy)

O período entre a próxima quinta-feira e o fim de semana deverá ser de influência de uma intensa e extensa massa de ar polar. Como o deslocamento é continental, ou seja, sobre a América do Sul, vamos ter queda de temperatura forte em boa parte do Continente. Aqui no Brasil o frio estará presente no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte. Desta vez, não só Argentina e Uruguai terão frio forte, mas Paraguai e Bolívia também serão influênciados.

> Neve em SC: previsão aponta chance de “evento intenso” a partir de quinta-feira

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

FRIO EM SANTA CATARINA

Tudo deverá começar ao longo da quinta quando a menor temperatura não deverá ocorrer no amanhecer e, sim, no fim do dia a medida que o ar polar avançar. A influência do ar frio será direta na sexta e no sábado. Não espere temperatura muito baixa ao amanhecer. O frio se dará pela baixas temperaturas da tarde. Para terem ideia, na sexta boa parte do Estado não terá muito mais que 10°C. 

CHANCE DE NEVE

Sempre é importante destacar que pela complexidade que é uma precipitação de neve, este tipo de previsão é mais confiável com 48, 24h antes do evento. Porém, as condições atuais indicam que sim há chance de nevar em SC a partir do fim da quinta, mas especialmente na sexta-feira. 

Alguns simuladores mostram tanto que poderemos ter acumulo de neve quanto ocorrência fora da Serra. Cidades das regiões do Meio Oeste e Planalto Norte também tem chance na sexta. Vizinhos RS e PR também estão na "rota".

> Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em SC; assista

Como o evento seria só na sexta, a previsão com melhor qualidade será só lá pela quarta-feira. Por isso, hoje é só uma tendência que precisa ser acompanhada.

FRIO X QUESTÃO SOCIAL

Chamo antenção que os tomadores de decisões devem ficar atentos para auxiliar pessoas em condições de risco perante ao este forte frio.

Leia também:

Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Os gastos de SC com a recuperação do ciclone bomba e como acompanhá-los

Navio encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas