nsc
hora_de_sc

Huuuummm...

Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

Separamos alguns preparações que prometem aquecer os dias frios. Confira!

18/08/2020 - 06h59 - Atualizada em: 18/08/2020 - 07h25

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Feijão sem panela de pressão.
Feijão sem panela de pressão.
(Foto: )

Com os dias mais frios o corpo acaba pedindo o consumo de alimentos mais quentes e calóricos. Isso acontece porque o corpo acaba gastando mais calorias para manter a temperatura do corpo em equilíbrio. Em Santa Catarina, com as previsões de dias gelados no inverno e até chance de neve, é importante conhecer receitas para encarar o frio intenso. 

Para aquecer os dias clássicos de inverno, separamos algumas dicas de receitas, daquelas que trazem conforto e alegram a família inteira. Confira receitas deliciosas para encarar o frio.

Receita de Cozido

Começamos com uma receita apresentada pelo colunista Beto Barreiros, o Cozido. Prato herdado da colonização portuguesa, é perfeito para reunir a família e amigos para almoçar nos dias mais frios do inverno. Beto lembra que a receita é de fácil praparo, mas deve começar a ser preparada com um dia de antecedência.

> Aprenda a preparar um delicioso cozido açoriano aqui

Creme de abóbora

É também o Beto que apresenta uma deliciosa receita de creme de abóbora. Para quem está dieta ele pode ser uma excelente opção por ser menos calórico. Você irá precisar apenas de 5 ingredientes: abóbora japonesa, cebola, caldo de legumes, manteiga e azeite.

> Confira como preparar o creme de abóbora aqui

Foundue de queijo

Frio e foundue: combinação perfeita, não é mesmo? Então, descubra o passo a passo para fazer um delicioso foundue de queijo em um vídeo que mostra a receita de forma fácil e prática. 

Risoto de linguiça e rúcula

E que tal sair do tradiocinal arroz e feijão, levando o arroz para mesa em um delicioso Risoto de linguiça e rúcula. É daquelas receitas que irão surpreender a família toda. Leva 30 minutos de preparo e serve 3 porções.

Ingredientes:

- 300g de arroz

- 350g de linguiça curada seca ou calabresa

- 1 cebola média picada

- 1/2 colher (café) de açafrão em pó

- 50ml de vinho branco seco

- 60ml de azeite

- 3 colheres (sopa) de manteiga com sal gelada

- 2 cubinhos de caldo de legumes dissolvidos em 1,5l de água

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 2 xícaras (chá) de rúcula picada

- 1/2 xícara de queijo

- parmesão ralado

> Descubra 10 lugares para conhecer em Santa Catarina

Risoto de linguiça e rúcula.
Risoto de linguiça e rúcula.
(Foto: )

Preparo:

- Em uma panela grande, aqueça o azeite e adicione a cebola. Refogue e, em seguida, coloque a calabresa, fritando rapidamente em fogo alto até ficar levemente dourada. Baixe o fogo para médio e adicione o arroz e o açafrão. Refogue por aproximadamente dois minutos, coloque o vinho e misture até evaporar.

- Adicione o caldo aos poucos até cobrir o topo do arroz e misture sempre, usando fogo médio. Se necessário, adicione mais caldo até o arroz ficar levemente cozido (al dente). Após atingir a consistência do arroz, coloque a rúcula, a manteiga gelada, o parmesão e misture bem para que fique cremoso. Acerte o sal e pimenta a gosto.

- Deixe descansar por três minutos com a panela tampada e sirva em seguida.

> Conheça a influência do chocolate no sono

Chocolate quente

Chocolate quente e cremoso
Chocolate quente e cremoso
(Foto: )

Uma bebida clássica do inverno, o chocolate quente é aquela que não pode faltar nos dias frios. Ele aquece as mãos e a alma dos amantes do doce.

> Confira aqui deliciosa receita de chocolate quente para espantar o frio

Creme de mandioquinha

Os cremes são uma bela aposta para o inverno. Principalmente, quando servidos quentes e cheios de sabor. Confira a receita do creme de mandioquinha no vídeo e saiba o passo a passo para fazer o prato. 

Receita de feijão

No prato da maioria dos brasileiros, o feijão é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, carboidratos, fibras e nutrientes essenciais como o ferro e o cálcio. Ele está na mesa em dias quentes e frios, mas é no inverno que ele ganha destaque, por ser uma comida que traz conforto. Sem a panela de pressão, esse preparo leva 3 horas e rende 6 porções.

Ingredientes:

- 500g de feijão carioca

- 1,5l de água (para deixar de molho)

- 3l de água (para cozimento)

- 1/2 linguiça calabresa defumada fatiada

- 3 dentes de alho picados

- 1/2 cebola picada

- 1 folha pequena de louro

- 3 colheres (sopa) de óleo

- Sal a gosto

Preparo:

- Coloque o feijão de molho em água por no mínimo uma hora e, após este tempo, descarte a água.

- Numa panela grande, aqueça a água para o cozimento em fogo alto até ferver. Após a fervura da água, adicione o feijão, a folha de louro e a linguiça. Baixe o fogo para médio e cozinhe por uma hora e 20 minutos, mexendo de vez em quando até ficar macio.

> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada

- Em uma frigideira, aqueça o óleo em fogo médio e, em seguida, coloque a cebola e o alho. Frite até ficarem levemente amolecidos. Acrescente uma concha de feijão e amasse com as costas da concha. Misture e deixe borbulhar por cerca de 30 segundos.

- Coloque a mistura da frigideira na panela e ferva por mais dez minutos ou até engrossar o caldo. Acerte o sal e sirva em seguida.

Leia também:

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

> Saiba qual o tipo de taça ideal para cada vinho

> Por que existem diferentes tipos de garrafa de vinho?

Colunistas