nsc
    an

    Clima

    Vai ter neve em Joinville? Fenômeno já aconteceu uma vez na cidade

    Há possibilidade de nevar em algumas regiões de Santa Catarina nesta semana

    20/08/2020 - 10h01 - Atualizada em: 21/08/2020 - 10h02

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Papanduva, no Planalto Norte, pode ter neve mais uma vez, como em 2013
    Papanduva, no Planalto Norte, pode ter neve mais uma vez, como em 2013
    (Foto: )

    "Vai ter neve em Joinville?". A pergunta tem aparecido com frequência na internet durante a semana com a possibilidade de nevar em algumas regiões de Santa Catarina. O joinvilense, já acostumado com a chuva e a umidade, agora quer ver a neve na maior cidade do Estado.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Para responder a pergunta dos joinvilenses esperançosos, nós consultamos a Epagri/Ciram, que faz o monitoramento em Santa Catarina. O aviso meteorológico do órgão, divulgado nesta semana, não inclui a região Norte na possibilidade de neve.

    Segundo a Epagri/Ciram, o frio intenso é previsto para todas as regiões do Estado, mas a neve ou chuva congelada são esperadas para as regiões Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Serrana, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, especialmente em áreas altas acima de 700 ou 800 metros.

    > Neve em Joinville: fenômeno retorna em 2020 para a região

    Lembrando que é preciso frio (cerca de zero grau ou menos) e umidade para a formação de neve. E não apenas na superfície do solo, mas também por volta de 3 mil metros de altitude na nuvem.

    O meteorologista da NSC TV, Leandro Puchalski, informou que há chance de nevar nas cidades mais altas da Serra na noite desta quinta-feira (20) até o amanhecer de sexta-feira (21). E também há possibilidade de neve para o Meio Oeste e Planalto Norte durante a madrugada de sexta até o início da tarde.

    A previsão para quinta-feira em Joinville e região será de muitas nuvens, com chance de chuva momentânea. A Defesa Civil também emitiu alerta para o risco de alagamentos pontuais na cidade devido ao efeito da maré, que tem previsão de chegar a 1,4 metro às 17 horas.

    > Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada

    Joinville teve neve uma única vez

    A cidade teve queda de neve apenas uma vez na história, em julho de 2013. O fenômeno foi confirmado pela Epagri/Ciram. A queda de flocos foi fotografada e gravada em vídeo por moradores nas partes altas de Joinville, no limite com Campo Alegre, onde também nevou.​

    A quantidade de neve que caiu não se assemelha ao que já foi observado em outras cidades do Estado, mas configura o fenômeno. A Epagri/Ciram, na época, afirmou que a grande quantidade de registros fotograficos e em vídeo ajudou a mapear o fenômeno em um maior número de municípios, o que não ocorria no passado.

    Leia também:

    > Joinville tem média de 251 acidentes de trânsito por mês em 2020; veja quais são os mais comuns

    > Mudanças previstas para o trânsito de Joinville estão sem prazo para execução, diz prefeitura

    > Como estão as obras em ruas de Joinville; veja quais serão as próximas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas