nsc
nsc

Setembro

O que esperar da chuva e da temperatura em setembro em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
03/09/2020 - 17h00 - Atualizada em: 03/09/2020 - 20h01
Imagem mostra o resumo da previsão climática
Imagem mostra o resumo da previsão climática (Foto: Fórum Climático Catarinense / Reprodução)

Antes de escrever sobre esse mês de setembro que está começando, quero dividir com vocês um pouco do comportamento da chuva durante o mês de agosto. Começo lembrando que o padrão do mês passado é ter mais chuva no Oeste e menos no Litoral, Vale do Itajaí e Norte. A diferença é pouca. Enquanto Oeste tem algo entre 130 e 170 mm, a faixa Leste fica mais com 90 a 110 mm.

> Frente fria traz chuva para Santa Catarina e formação de ciclone no mar

Em 2020, agosto ficou com chuva acima desse padrão justamente onde os volumes são menores e um pouco abaixo no Oeste. No entanto, onde menos choveu foi no Sul. De qualquer forma, tivemos chuva em todas as regiões no mês passado, apesar da irregularidade. O que é uma boa notícia perante a seca que estávamos vivendo até o iníco do inverno.

O QUE ESPERAR DA CHUVA EM SETEMBRO

É importante destacar que este mês agora marca a mudança do padrão do inverno para o padrão da primavera. O principal sistema que provoca chuva no inverno - as frentes frias - começam a diminuir a frequência. Começa a aumentar a presença de chuva vinda em forma de pancadas de final de tarde. Um pouco disso já ocorre devido à gradativa elevação da temperatura.

> Entenda a diferença entre ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão

Essa troca no motivo da chuva faz com que os volumes de setembro aumentem em relação a agosto. O mapa abaixo mostra o que é o padrão do 9º mês do ano. Vejam que no Oeste é normal chover em torno de 200 mm. 

Padrão de chuva em Setembro
Padrão de chuva em Setembro
(Foto: )

Bom, como já escrevi na semana passada, a previsão climática para o trimestre é que tenhamos volume de chuva entre ''dentro/abaixo do padrão'' nos próximos três meses. Sendo que o Oeste deverá ter mais essa questão de chuva abaixo do padrão. Neste mês de setembro já deverá ser assim.

> Relembre seis vezes em que Santa Catarina foi atingida por tornados

Ao longo desse final de primeira quinzena deveremos ter dias com a presença do sol, mas os avanços de instabilidades pelo Estado irão trazer momentos com chuva. Ela deverá sempre ter volumes mais representativos no Leste do que no Oeste. 

O meu destaque, em termos de maior quantidade de chuva neste mês, vai exatamente para a região que menos teve chuva em agosto: o Sul de SC. Os volumes maiores deverão ocorrer muito entre a Serra catarinense e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mas também trazendo volumes maiores de chuva no Sul catarinense, inclusive já neste fim de semana.

PARA NÃO DEIXAR DE FALAR DE TEMPERATURA

O que posso adiantar em termos de temperatura é que, apesar de termos algumas tardes frias no Litoral e áreas próximas, não há previsão de frio intenso para o mês. Pelo menos por enquanto. O Oeste de SC deverá ter até um setembro bem quente devido à elevação nas temperatuas ao longo das tardes.

Leia também:

> Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa

> SC foi alvo de forte temporal em agosto; relembre

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas