nsc
nsc

GEADA

Serra Catarinense tem "clima de deserto" com geada no meio de janeiro

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
13/01/2022 - 08h37
Geada em São Joaquim
Geada em São Joaquim nesta quinta (Foto: São Joaquim Online)

Acredito que boa parte das pessoas saibam que no deserto faz muito calor ao longo do dia e muito frio ao longo da noite. Isso tem haver com a superfície da região, areia, e também pelo fato da baixa umidade do ar. Porém, esse sobe e desce de temperatura não é exclusividade das regiões de deserto.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O amanhecer desta quinta-feira (13) foi de frio na Serra Catarinense. Isso na porta do Estado receber uma forte massa de ar quente que deverá trazer temperaturas acima do padrão do verão. No amanhecer dessa quinta-feira tivemos mínimas, estações do Ciram, de:

  • 5,3°C Bom Jardim da Serra
  • 5,8°C Urubici
  • 6,5°C São Joaquim
  • 7,4°C Urupema

Na localidade do Caminhos da Neve - interior de São Joaquim - tivemos até formação de geada que os colegas do São Joaquim Online registraram.

Veja vídeo

Esse frio com a geada ocorre por perda de radiação. Na tarde da quarta-feira (12), São Joaquim chegou a registrar 33°C. Horas depois - no amanhecer de quinta - tivemos 6°C e com geada. Isso porque a noite foi de céu sem nuvens, ou seja, o ar quente da tarde de quarta - por ser mais leve - subiu na atmosfera permitindo que um ar frio tomasse conta das áreas de baixa como do Caminhos da Neve. Com isso, junto com a baixa umidade relativa do ar e o pouco vento, tivemos a formação da geada.

> Calorão em SC começa a elevar as temperaturas nesta quinta

Ao longo desta quinta, a temperatura volta a subir trazendo uma tarde na Serra acima de 30°C em algumas cidades. Típico de clima de deserto.

 Leia também:

SC confirma mais de 5 mil casos ativos da Covid-19 em um dia

Cabeleireira desaparecida no RS é encontrada morta em porta-malas no Sul de SC

Áudio vazado e audiências às pressas: as polêmicas do Plano Diretor de Florianópolis

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas