nsc
nsc

Em discussão

SC pode acabar com decreto de combate à pandemia; entenda melhor

Compartilhe

Raphael
Por Raphael Faraco
12/07/2021 - 05h00 - Atualizada em: 12/07/2021 - 14h23
As discussões sobre o novo decreto acontecem entre terça e quarta
As discussões sobre o novo decreto acontecem entre terça e quarta (Foto: Diorgenes Pandini, NSC)

Esta é mais uma semana de muita expectativa sobre um possível novo decreto de combate à pandemia em SC. Tem sido assim a cada 15 dias. Mas acredite, o Estado pode acabar com ele na quarta-feira. O que não significa uma mudança geral nas regras, já que nas últimas semanas todas as atividades ganharam portarias específicas com seus protocolos.

> Um fim de semana com doses a mais de otimismo contra Covid-19 em SC

Mas tem um ponto bem importante. O decreto limita horários de funcionamento no Estado. Se ele 'cair', o governo pode esquecer qualquer restrição neste sentido. Ou continuar impondo limites a alguns segmentos que preocupem um pouco mais. Já as restrições estabelecidas por portarias devem continuar normalmente.

> SC antecipa vacinação da Covid-19; veja quando você será imunizado

Esta é uma possibilidade real que será discutida entre terça e quarta-feria, quando os representantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) se reúnem e fazem os encaminhamentos ao governador Moisés e ao Grupo Gestor de Governo para a tomada de decisão.

É fato que o cenário da pandemia em SC vem melhorando. A Secretaria da Saúde divulgou neste fim de semana um mapa de risco dividido, com 8 regiões em nível gravíssimo e 8 em nível grave. O melhor resultado em quase 6 meses.

​​> O que fica proibido e liberado em SC com novo decreto contra Covid-19

Houve redução de casos ativos, internações e óbitos. Mas não dá para baixar a guarda. O alerta das autoridade de saúde é para a população continuar com todos os cuidados e o respeito às regras. Os números diminuíram, mas continuam altos. Há preocupações com novas variantes e necessidade que a vacinação siga e em ritmo acelerado.

Com o otimismo de sempre, vem uma sensação de que ele está chegando, mas ainda não é o fim.

Leia também​​

> SC pode romper contratos da Saúde com Organizações Sociais​​​

> Pedágio no trecho Norte da BR-101 em SC vai ficar mais caro; veja quanto e quando

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas