Que muita coisa bacana nasce em Joinville, isso a gente já sabe. E uma dessas criações, olha só, foi destaque no programa "Encontro com Fátima Bernardes". É daqui a empresa que criou uma embalagem que substitui o plástico-filme. O programa apresentou um debate sobre problema da poluição causada por material plástico, especialmente em rios, mares e oceanos. A embalagem feita de algodão e cera de abelha, da Keep Eco, foi mostrada como alternativa para o uso do plástico-filme e papel laminado na cozinha. O produto foi desenvolvido pelo casal de gaúchos Carla Ereno e Lucas Bastos, que vivem aqui na cidade desde o início de 2017. O keep, como é chamada a embalagem, está no mercado há um ano. Reutilizável, ele pode ser lavado e dura até um ano e, ao final de sua vida útil, pode ser compostado e virar adubo.
Continua depois da publicidade
Vinhos
Falta pouco para o 1º Wine Weekend, que vai acontecer no Jaraguá do Sul Park Shopping. O evento, marcado para ocorrer nos dias 20, 21 e 22, já tem participação confirmada de diversas marcas, incluindo as brasileiras Casa Valduga, do Vale dos Vinhedos, e Pericó, de São Joaquim, e as espanholas Manzanos, Berceo, Más de Victor e El Lagar De La Aldea. A programação vai contar também com palestras e workshops e os visitantes também poderão experimentar diversos rótulos. O acesso ao Wine Weekend será gratuito. Cada vinícola participante, porém, terá valores específicos para a venda de produtos e degustações. O evento vai acontecer no piso L3.
Ordem da Machadinha
Na cerimônia de comemoração dos 126 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), a Ordem da Machadinha, comenda máxima concedida a um benfeitor da instituição, foi entregue a Guilherme Gaya. A homenagem foi recebida pelo seu pai, Lio Ogê Gaya Junior, e pelo avô de sua esposa, José Bernardino Coelho, veterano da 2ª Guerra Mundial. O certificado e a machadinha foram entregues pelo comandante do 62º BI, tenente-coronel Reinaldo Sótão Calderaro, e pelo presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi.
Continua depois da publicidade
Bombeiro mais antigo da América
Integrante da Equipe Tradição, o bombeiro voluntário Romeu Ernesto Dressel foi homenageado pelos 60 anos de serviços ininterruptos prestados ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Ele recebeu certificado e botom das mãos do comandante do CBVJ, Jaekel Antonio Souza, além de flores do neto e bisneto.
50 anos
Rolf Benno Muller entrou no CBVJ como músico e ainda presta seus serviços à corporação, somando 50 anos de voluntariado, hoje na Equipe Tradição. A homenagem foi entregue pelo deputado estadual Darci de Matos.
