O Morro dos Cavalos ganhou uma terceira ideia para resolver o drama de motoristas que constantemente ficam presos nos bloqueios da estrada, ora provocados por acidentes, ora por queda de barreira. Em entrevista concedida nesta quinta-feira (3) pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT), ao programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa, o parlamentar trouxe uma terceira opção que está em análise no Ministério dos Transportes, além do Contorno sugerido pelo governador Jorginho Mello e o túnel duplo.

Continua depois da publicidade

Morro dos Cavalos em SC tem histórico de problemas

Trata-se de construir apenas um túnel, deixando o novo equipamento em sentido único e transformando a pista atual no sentido oposto. Uma avaliação revisional seria feita após cinco anos de operação para decidir se funcionou. Caso não funcione, seria construído um segundo túnel, conforme o projeto original, aprovado em 2016.

Uczai explica que a ideia é não impactar tanto a tarifa. A otimização do contrato de concessão está em discussão no Ministério dos Transportes (MT). O petista explicou que participou de uma reunião com a técnica do setor no MT e que o governo definiu que o alongamento do contrato será por 15 anos e não cinco, como queria a Arteris. 

O trecho mais complicado e que demandaria muitas obras é o Norte, região de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema. Em um prazo mais diluído de contrato, a tarifa não seria tão impactada.

A intenção é levar para o pregão na Bolsa de Valores até o final do ano, mas antes precisa passar por validação na ANTT e TCU. 

Continua depois da publicidade

O deputado disse que a ideia é que sejam investidos R$ 10 bilhões nos primeiros três anos do novo prazo adicionado. A tendência é a manutenção do contrato com a Arteris, desde que a companhia mostre interesse e vença a concorrência na Bolsa de Valores. 

O MT já pediu a atualização dos projtos de engenharia e de licenciamento ambiental dos túneis.

Veja a entrevista:

Leia Mais:

Duplo homicídio de corretores em SC repercute no mercado imobiliário

Donos de imóveis rurais em 83 cidades de SC correm risco de perder terras