A melhor solução para o Morro dos Cavalos é a construção de dois túneis em Palhoça, na BR-101. A opinião é do consultor da Fiesc, o engenheiro Ricardo Saporiti.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Há uma explicação técnica para isso: a norma de engenharia estabelece que, quando um túnel tem extensão maior do que 1000 metros, é preciso criar uma rota de fuga. Os túneis do Morro dos Cavalos estão nessa condição, com cerca de 1,3 KM. Estas rotas de fuga aumentariam o custo da obra.

Veja fotos do Morro dos Cavalos em SC

Entretanto, a roda de fuga só é necessária se for feito um túnel. No caso de dois túneis, não haveria a necessidade, explica o engenheiro.

— Neste caso, é mais vantajoso construir dois túneis, sairia um pouco mais caro, mas a relação custo/benefício é maior — diz.

Continua depois da publicidade

Leia Mais

A estarrecedora epidemia de endividamentos com bets

Tilápia não pode ser o peixe mais vendido na Páscoa em Florianópolis

Marina da Beira-Mar Norte em Florianópolis pode ter “irmã” em cidade vizinha

Andar de bicicleta em Florianópolis é “roleta russa”

Plano B para o Morro dos Cavalos em SC envolve contorno viário inspirado no RS