Projeto de túnel duplo é analisado pela ANTT, mas não tem data de sair do papel (Foto: Fiesc, Repodução)
A melhor solução para o Morro dos Cavalos é a construção de dois túneis em Palhoça, na BR-101. A opinião é do consultor da Fiesc, o engenheiro Ricardo Saporiti.
Há uma explicação técnica para isso: a norma de engenharia estabelece que, quando um túnel tem extensão maior do que 1000 metros, é preciso criar uma rota de fuga. Os túneis do Morro dos Cavalos estão nessa condição, com cerca de 1,3 KM. Estas rotas de fuga aumentariam o custo da obra.
Veja fotos do Morro dos Cavalos em SC
1
Trecho do Morro dos Cavalos aguarda por solução há mais de 20 anos (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Acidente com caminhão no último fim de semana reacendeu discussão sobre túnel (Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)
Projeto de túnel duplo é analisado pela ANTT, mas ainda não tem previsão para sair do papel (Foto: Fiesc, Reprodução)
Trecho é composto por vegetação e suscetível a acidentes e eventos extremos (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Túnel e contorno viário são soluções sugeridas para o trecho (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Caminhão tombou, pegou fogo e incendiou outros 24 veículos (Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)
(Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)
(Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)
(Foto: Eduardo Valente, Secom, governo de SC)
Acidente voltou a interromper a rodovia entre domingo e segunda (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Trecho ficou fechado esta semana novamente após fortes chuvas (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
ANTT afirma que avalia possibilidade de túnel no local (Foto: Thiago Kauê, Secom, governo de SC)
Em abril de 2024, Morro dos Cavalos teve deslizamento e ficou parcialmente interditada por quase uma semana (Foto; Arteris Litoral Sul, Divulgação)
Carreta pegou fogo no Morro dos Cavalos no último dia 6 (Foto: Divulgação, Arteris)
Deslizamento em abril de 2024 também provocou transtornos para SC em logística, transporte e viagens (Foto: Juan Todescatt, NSC TV)
Entretanto, a roda de fuga só é necessária se for feito um túnel. No caso de dois túneis, não haveria a necessidade, explica o engenheiro.
— Neste caso, é mais vantajoso construir dois túneis, sairia um pouco mais caro, mas a relação custo/benefício é maior — diz.