A vida do ciclista em Florianópolis é assumir riscos. Um deles pode ser presenciado, diariamente, nos 650 metros que ligam a Rua Osni Ortiga à Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, em Florianópolis. Sem ciclovia no trecho, o cenário é de calçadas estreitas e em péssimo estado de conservação, muros que avançam até o limite da rua e ciclistas que se arriscam em meio aos carros que se aglomeram no complicado cruzamento das duas vias.

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 — O trecho de 650 metros da rua Osni Ortiga, para chegar na Av. das Rendeiras, é extremamente crítico na questão da mobilidade urbana. Com ausência total de infraestrutura para ciclistas e pedestres, coloca os cidadãos em risco todos os dias, à  noite fica pior. Neste trecho de mão dupla sem acostamento e passeios e/ou calçadas adequadas, onde carros, motos, ciclistas e pedestres transitam, é fundamental a implantação de sinalização e infraestrutura apropriada que confira mobilidade urbana com segurança independente do modal escolhido — afirma o cicloativista Daniel Araújo.

Rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, é um perigo para os ciclistas e pedestres

Uma das maiores reclamações dos ciclistas em Florianópolis é a falta de conexão entre as ciclovias implementadas. A rua Osni Ortiga, por exemplo, tem ciclovia em quase toda a sua extensão. O mesmo ocorre com a Avenida das Rendeiras. O problema está na ligação entre ambas.

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A prefeitura de Florianópolis informa que irá notificar os proprietários, que são os responsáveis pelas calçadas. Além disso, explica que o local é difícil por ser muito estreito.

Importante destacar que a municipalidade ampliou a infraestrutura de proteção aos ciclistas. Em 2016, eram 75,2 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Hoje, são 250 km:

  • Ciclovias: de 29,72 km para 57,12 km
  • Ciclofaixas: de 37,54 km para 87,99 km
  • Ciclorrotas: não existiam até 2016, agora são 70,12 km
  • Espaços compartilhados: saltou de 7,94 km para 9,55 km

Ainda assim, com crescimento da frota de veículos, transporte coletivo precário e sem corredores exclusivos, andar de bike em Florianópolis está mais seguro, claro, onde há ciclovia; mas, passa a ser uma “roleta russa”, quando as frágeis bikes disputam espaço com os veículos automotores. 

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