Nós, jornalistas, somos frequentemente cobrados por trazermos “somente notícias ruins”. É nosso papel informar o que é notícia, tem relevância e irá impactar na vida das pessoas, sejam notícias boas ou ruins. Muitas vezes, somos atropelados pelas notícias negativas que se multiplicam e as boas acabam esquecidas. É nosso dever, portanto,  resgatá-las para que os bons exemplos nos tragam a leveza necessária para o dia a dia e  sirvam de inspiração.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Há um projeto de extensão realizado no Curso de Engenharia do Instituto Federal em Santa Catarina, campus de Criciúma, que tem inspirado outros campi pela sua qualidade  e impacto social. Os alunos produziram e instalaram novos brinquedos e promoveram melhorias no parquinho do Centro de Educação Infantil Municipal Demboski.

O local estava com vários brinquedos quebrados e sem graça. Os alunos consertaram, melhoraram, inovaram e criaram novos equipamentos. O resultado foi a qualificação do ambiente de trabalho, rendimento dos alunos, cuidado com o espaço público e mais diversão aos pequenos.

O trabalho é orientado pelo professor de Práticas Construtivas,  Anderson Muller, que também é coordenador da Engenharia Civil no IFSC/Criciúma. As intervenções feitas foram de baixo custo financeiro mas de enorme impacto na vida da comunidade escolar.

Continua depois da publicidade

Além dos brinquedos entregues novos ou revitalizados, os alunos encontraram, ainda, uma solução criativa para manter as paredes do muro da escola limpas.

O local, que era alvo de pinturas de giz feitas pelas crianças, agora tem espaço adequado. Os alunos do IFSC pintaram no muro retângulos com tinta específica de alvenaria para giz e o resultado foi excelente. Ganham a estética, a disciplina e a educação.

Há um saber notável na academia, há uma profusão de conhecimento científico registrado em trabalhos acadêmicos com soluções inteligentes e baratas para as nossas cidades e problemas comuns. Mas a maioria fica esquecida em algum escaninho burocrático ou arquivo de computador. É preciso aproximar o ensino superior da sociedade e do poder público.

Não é incomum prefeitos e governadores encomendarem estudos onerosos para resolução de problemas cujas soluções estão, até de graça, na academia.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Professora é ameaçada após tocar hino da Venezuela em escola de SC

Como funciona o chip corporal implantado em SC e que ajuda a salvar vidas

Prestes a virar concessão, Rodoviária de Florianópolis quase saiu da Ilha

As duas rodovias federais que envergonham Santa Catarina

Haitiano derruba muro de escola em acidente e conserta tudo em cidade de SC

Destaques do NSC Total