nsc
nsc

Evasão

Auxílio a aluno carente ganha força com articulação entre governo e Alesc

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
31/08/2021 - 06h33 - Atualizada em: 31/08/2021 - 06h35
Evasão e abandono escolar em SC
Evasão e abandono escolar em SC (Foto: SED / Divulgação)

A articulação entre o governo de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa (Alesc) é o caminho que pode viabilizar a criação do auxílio para alunos carentes que abandonaram os estudos desde o início da pandemia. Os números são trágicos: 8 mil na rede estadual e 11 mil nas redes municipais deixaram de acompanhar aulas on-line ou presencialmente desde o início de 2020.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

São crianças e adolescentes sem equipamento e internet adequados para o ensino remoto, sem apoio familiar e que precisaram deixar as aulas para trabalhar e ajudar os pais a trazerem alimento para casa. A presidente da União dos Dirigentes Municipais (Undime-SC) e secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, denunciou o grave problema do trabalho infantil. O fato ocorre principalmente na lavoura e na indústria de fiação.

>SC pode ter auxílio financeiro para manter aluno na escola

A deputada estadual Luciane Caminatt (PT) apresentou na Alesc um projeto de lei que cria uma bolsa mensal de meio salário mínimo (R$ 550,00) para auxiliar os jovens carentes do ensino médio. Para receber o benefício, o aluno precisa ter no mínimo 75% de frequência e sem reprovação. O tema já estava em análise na diretoria de ensino na Secretaria de Educação (SC). Já iniciaram articulações com a Casa Civil e Fazenda, A parlamentar, da mesma forma, já procurou o governo para tratar do assunto. É essa articulação que pode viabilizar o auxílio, tão necessário. 

Ouça a entrevista com a deputada Luciane Carminatti (PT):

Leia Mais:

Exploração de petróleo em SC tem sete empresas na disputa; veja quais

Estiagem em SC: racionamento de água é descartado

Governo de SC vai lançar edital para construção de túnel entre a Serra e o Sul

“Via marginal é subaproveitada”, diz PRF sobre proibição de motos na BR-101

PRF quer proibir motos na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça

Auxílio financeiro para aluno carente avança em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas