O comércio do Centro de Florianópolis recebeu um recado da pesquisa realizada pelo Sebrae sobre os hábitos de consumo na capital. É que 47% dos clientes consideram a garagem um atrativo importante na hora da compra.

Continua depois da publicidade

O Centro da capital tem estacionamentos privados, Muitas vezes, entretanto, o público considera o valor caro e o local distante do ponto desejado. Na concorrência com o shopping, o Centro perde feio neste aspecto.

Confira as fotos do Centro Leste

Para piorar, estacionar na rua, que seria uma opção, é cada vez mais difícil pois quem chega primeiro deixa o carro o dia todo na vaga. De forma inexplicável, a prefeitura não consegue por em prática um sistema de estacionamento rotativo, talvez pelo histórico de contratos pouco republicanos no tema. 

Desde a pandemia o Centro tenta se recuperar. Home office veio pra ficar e os bairros têm cada vez mais serviços. Tudo isso afasta gente da região central. 

Além disso, a população de rua (PSR) e a percepção da falta de segurança agravam a situação. O casos das meninas atacadas na Vidal Ramos tem as imagens que reforçam isso. 

Continua depois da publicidade

Por isso, cada vez mais é preciso enaltecer iniciativas de associações locais, dos jovens empreendedores do Centro Leste, da Acif e da CDL para revigorar o Centro. 

Recentemente, a CDL Florianópolis entregou à prefeitura de Florianópolis 24 câmeras de monitoramento com inteligência artificial, distribuídas em pontos chaves do centro. Além disso, colocou em funcionamento um carro elétrico para otimizar o recolhimento do lixo.

Também, lança nesta quinta-feira (10), o “Acelera Centro” – programa gratuito com capacitações e mentorias para lojistas e empresários da região central, fomentando o extenso trabalho de incentivo ao desenvolvimento inteligente da região.

Leia Mais

Empresa de família tradicional traz linha luxo de marca de carro para SC

A estratégia de SC contra a ameaça da tilápia do Vietnã

A nova proposta para resolver o caos do Morro dos Cavalos em SC