Mesmo sendo um problema recorrente — e já registrado em janeiro desta temporada de verão — o esgoto voltou a causar revolta na Praia da Joaquina. Turistas, surfistas e veranistas que escolheram o tradicional balneário do Leste da Ilha para passar o domingo (15) se depararam, mais uma vez, com esgoto a céu aberto jorrando no acesso principal da praia.
Continua depois da publicidade
Embora o material não tenha chegado ao mar, o volume foi suficiente para se acumular na área da estação elevatória da Casan, provocando forte odor. O problema causou mal-estar e desconforto, inclusive, entre os guarda-vidas, cuja base fica justamente no mesmo eixo de acesso à areia.
Veja o esgoto jorrando na Joaquina:
Uma vistoria realizada em 20 de janeiro pela Aresc identificou a possível causa do lançamento de esgoto que deixou a Joaquina imprópria para banho — situação que não ocorria desde 2024, segundo o IMA. De acordo com a agência, “a tampa inadequada da estação elevatória da Casan, identificada pela equipe técnica da Aresc, pode ser um indicativo plausível que causou o extravasamento”.
Veja o resultado da fiscalização da Aresc na Joaquina em janeiro de 2026:
O último relatório do IMA aponta condição própria para banho na praia. Ainda assim, o episódio acende um alerta: o esgoto acumulado que transbordou entre o estacionamento e a faixa de areia, por sorte, não chegou ao mar. Resta aguardar o próximo boletim de balneabilidade.
No momento em que o esgoto estava vertendo na manhã deste domingo, três ônibus de turistas argentinos estava chegando no estacionamento. Os hermanos, que vieram conhecer a “Joaca”, precisaram prender a respiração devido ao odor fétido.
Continua depois da publicidade
É inadmissível que uma praia com baixa densidade demográfica apresente um problema crônico e ainda não resolvido de saneamento básico — especialmente em plena alta temporada.
A prefeitura de Florianópolis autuou a Casan. A Companhia estadual de saneamento foi na tarde deste domingo até o local e fez a limpeza da área e a manutenção da rede.
A Casan enviou no fim da tarde de domingo a seguinte nota:
Sobre a Joaquina, a CASAN informa que assim que recebeu o chamado sobre possível vazamento, uma equipe foi deslocada para o local. Foi identificado o rompimento do anel de vedação da tubulação da rede coletora. Para conter os riscos de extravazamento na orla, um
caminhão foi deslocado para sugar o vazamento e a situação foi controlada. O conserto do vazamento está em execução




