A famosa figueira da Praça XV, em Florianópolis, vai ganhar voz. Na ideia de revitalização do local, com obras já iniciadas pela prefeitura, a intenção é que a icônica árvore seja a protagonista da reconexão do Centro com o mar — algo perdido nos anos 70, com a construção do Aterro da Baía Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O projeto, idealizado no Workshop que discutiu a  revitalização da Praça XV, na semana passada, é dar voz à figueira em um vídeo que será divulgado na mídia e nas redes sociais.

Veja fotos da Figueira na Praça XV

O Workshop foi uma realização do Laboratório de  Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabChis) da UFSC, FloripAmanhã, CDL e contou com a participação da prefeitura, servidores e acadêmicos. 

Continua depois da publicidade

— Nós imaginamos uma produção audiovisual tendo a velha figueira ganhando voz e dizendo: ”Eu sou uma senhora de 130 anos, o mar estava aqui na minha frente, mas tiraram o mar de mim e agora descobri um caminho de volta ao mar”. Então, a computação gráfica faz com que os galhos da figueira ganhem vida e movimento, e se estiquem até o mar, sobre o mapa da região central, em direção ao oceano. Serão dois galhos que representarão as alças, passarelas de acesso ao grande deck que queremos fazer no Aterro da Baía Sul, tendo o Miramar como a grande atração — explicou Eduardo Costa, professor e coordenador do LabChis da UFSC.

O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas, da CBN Floripa, desta segunda-feira:

Leia Mais:

O CentroSul de Florianópolis vai mudar

Bar icônico que marcou época em Florianópolis pode voltar

Jorginho deve ir à posse de Milei na Argentina

A rota da corrupção em Florianópolis

Cidade de SC cobra taxa ambiental, mas tem apenas um quarto da cidade com esgoto tratado