Florianópolis faz bem em isentar o IPTU de estabelecimentos comerciais de até 180 m² por três anos no Centro Leste. A medida, acompanhada da já existente Lei do Retrofit, forma o arcabouço legal e administrativo para dar um novo dinamismo ao bairro.
Continua depois da publicidade
Exemplos não faltam pelo mundo de regiões degradadas e desvalorizadas e precisaram de incentivo para recuperarem a vitalidade, com comércio pujante, bares, restaurantes, moradias e vida cultural.
Confira as fotos do Centro Leste
Com a pandemia, veio o home office e, nos últimos anos, os bairros ganharam mais serviços que antes só existiam no Centro da cidade. O Centro perdeu gente e valor. Pessoas em Situação de Rua (PSR) e insegurança também são fatores importantes.
O Retrofit, que permite a transformação das ociosas salas comerciais e moradia, é um avanço. Agora, o IPTU zerado para investidores é um novo e correto estímulo aos empreendedores.
Após o terrorismo fundamentalista islâmico provocar o trágico atentato às torres gêmeas em 2001, em Nova Iorque, a região Sul da Ilha de Manhattan ficou com um trauma coletivo. Ninguém queria mais morar ou trabalhar lá.
Continua depois da publicidade
A municipalidade, então, promoveu uma série de benefícios e isenções a quem escolhesse morar ou investir. Hoje, o Sul da Ilha de Manhattan já recuperou plenamente a vitalidade e dinamismo do período pré-ataque às torres gêmeas. E vários exemplos assim se repetem em áreas degradadas pelo mundo.
Neste sentido, Floripa está no caminho certo.
O Centro Leste pulsa vitalidade jovem de um público que gosta de cultura, música, cafés e de estar reunido. Tem tudo para voltar aos tempos de ouro, onde a vida na cidade acontecia no Centro.
Leia Mais
Nova Beira-mar da Grande Florianópolis terá ato decisivo em agosto
As três medidas de SC para ajudar exportador com tarifaço de Trump
Um caminhão tomba a cada três dias em rodovias federais de SC
 
				 
                                     
                            
                            



