A esperada Beira-Mar de Barreiros, em São José, terá um mês decisivo em agosto com expectativa de dois atos importantes: a assinatura do contrato de financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e a Licitação Pública Internacional (LPI) para a execução da obra.

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O financiamento internacional foi aprovado pelo Senado, garantindo US$ 43,2 milhões do Fonplata, com contrapartida de US$ 10,8 milhões do município. A expectativa é concluir os trâmites burocráticos e assinar o contrato em até 30 dias, abrindo caminho para a publicação da LPI.

Veja fotos do projeto da Beira-Mar de São José

Segundo o secretário de Planejamento da prefeitura de São José, Luiz Fernando Verdine Salomon, a obra vai gerar empregos, valorizar a região e melhorar a mobilidade urbana. 

Com 3,7 km de extensão, a nova via ligará Florianópolis à BR-101, incluindo ciclovias, áreas de lazer, espaços esportivos e melhorias no sistema de drenagem.

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Florianópolis

A obra total tem 8, 250 kms (4,5 km fpolis/ 3, 750 São José). A parte de Florianópolis seria a continuidade da atual Beira-Mar Continental até o Rio Büchler. Entretanto, esta é a parte mais atrasada na documentação. Além disso, a parte da capital é mais difícil por se tratar de solos moles e ter maior profundidade.

Se a Beira-Mar de Barreiros avançar e Florianópolis não acompanhar as obras, o risco é de termos um vazio urbano.

No total, são previstos dois anos de construção para todo o trajeto e um investimento de R$ 509 milhões, somando as partes dos dois municípios.

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