O mercado de franquias em Santa Catarina segue em ritmo acelerado e consolidando sua posição de destaque no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor no Estado registrou um faturamento superior a R$ 13,7 bilhões em 2024, um crescimento expressivo de 19,1% em relação ao ano anterior. O avanço também foi refletido no aumento do número de unidades em operação, que subiu 3,7%, totalizando 10.450 franquias espalhadas pelo estado.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O dinamismo do franchising no estado acompanha o crescimento da região Sul, que movimentou R$ 47,7 bilhões no setor, com uma alta de 13,7% em relação a 2023. O número de unidades franqueadas na região também cresceu 1,7%, chegando a 35.453 operações. Esse crescimento ocorre mesmo diante dos desafios enfrentados pelo Sul do Brasil, que sofreu com tragédias climáticas e desastres naturais nos últimos meses. Mesmo com impactos econômicos e estruturais, o setor de franquias demonstrou resiliência e capacidade de adaptação, reforçando sua importância na retomada econômica

Veja as 5 franquias com mais unidades em SC (2024)

Dentre os segmentos que mais impulsionaram o crescimento em Santa Catarina, se destacam Saúde, beleza e bem-estar, Serviços e outros negócios e Alimentação-Food Service. O segmento de saúde, beleza e bem-estar vem crescendo com a busca por qualidade de vida, impulsionada por inovações tecnológicas, estética avançada e cuidados preventivos. Já o segmento de Serviços e outros negócios a diversificação dos serviços, como tecnologia, consultorias e suporte administrativo, tem sido um dos pilares da economia. Já na Alimentação o consumo de alimentos práticos e saudáveis impulsionou o setor, adaptando-se ao novo comportamento do consumidor.

Para o diretor regional da ABF no Sul, André Belz, os números reforçam a relevância do estado no franchising nacional. Segundo ele, Santa Catarina vem se consolidando como um polo estratégico para o setor, com um crescimento expressivo de unidades e faturamento, o que demonstra a força da região e seu potencial para atrair investidores. “O forte desempenho do setor em Santa Catarina reflete o potencial do estado como um ambiente favorável para novos negócios. Mesmo diante dos desafios climáticos recentes, o franchising demonstrou resiliência e segue como um dos motores da economia local, gerando oportunidades e atraindo investidores”, ressalta Belz.

Com esse avanço, Santa Catarina se firma como uma das principais praças do franchising no Brasil, refletindo a robustez e o dinamismo do mercado. A expectativa é que o setor continue a expandir, impulsionado pela diversificação dos segmentos e pelo crescimento da demanda por modelos de negócios escaláveis e adaptáveis às particularidades regionais.

Continua depois da publicidade

Leia Mais

Planador marítimo elétrico é nova aposta de SC para driblar caos da BR-101 no acesso às praias

Toda essa área da foto será demolida em Florianópolis, e o motivo é bom

“Perplexo”, diz MPSC após governo Lula suspender convênio da PRF com GAECO

Cidade da Serra de SC “bomba” no carnaval e turistas brigam em estrada precária