As advogadas Gisele Kravchychyn e Marcella Hunas escreveram um artigo em que orientam aposentados e pensionistas, vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios. Os valores eram cobrados por entidades ou associações conveniadas ao INSS entre 2019 e 2024. 

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

A situação veio à tona por meio da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que investigam um esquema nacional de cobranças associativas indevidas, com prejuízo estimado em mais de R$ 6,3 bilhões.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) foi um dos alvos da operação. A entidade tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, o irmão mais velho do presidente Lula (PT), como diretor vice-presidente.

Leia as orientações das advogadas:

– Verifique o extrato de pagamento no aplicativo ou site Meu INSS, acessando a opção “Extrato de pagamento de benefício”. Identifique se há valores vinculados a entidades que você não reconhece.

Continua depois da publicidade

– Bloqueie ou exclua o desconto, acessando o serviço “Excluir mensalidade” ou “Bloqueio de mensalidade associativa”, também disponíveis pelo aplicativo ou pela Central 135.

– Solicite o estorno dos valores cobrados entrando em contato diretamente com a entidade responsável pelo desconto. O telefone da associação aparece no próprio contracheque. Outra opção é enviar um e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br.

– Se o estorno não for realizado, é possível ingressar com ação judicial para:

. Recuperar os valores descontados indevidamente;

E, conforme o caso, pleitear indenização por danos morais, especialmente se o desconto persistir mesmo após contestação.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, recomenda-se procurar orientação com um advogado ou advogada especializada em Direito Previdenciário, que poderá analisar o caso com segurança técnica e indicar o melhor caminho jurídico.

Continua depois da publicidade

A aposentadoria é um direito que deve ser respeitado. Nenhum desconto pode ocorrer sem autorização clara e formal. Estar atento aos extratos e buscar orientação ao menor sinal de irregularidade é essencial para proteger sua renda e garantir o respeito à sua história de trabalho.

Leia Mais

Prefeitos “tiktokers” têm encontro marcado em Florianópolis

Flanelinhas “invisíveis” promovem extorsão com taxa de gorjeta em Florianópolis

Governo de SC reclama de pouca ajuda do HU e ameaça romper contrato

Lagoa da Conceição entra no radar dos grandes empreendimentos