Os hotéis do litoral catarinense começaram mais cedo as contratações para a temporada de verão. O motivo é o movimento mais intenso registrado no segundo semestre de 2025. Com a expectativa de alta recorde no número de turistas, Santa Catarina liderou a geração de vagas no setor hoteleiro do país: foram 277 novas contratações, o que representa um crescimento de 30% na empregabilidade em relação ao mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
O estado também criou 423 novas vagas em restaurantes e similares, o dobro do registrado no mesmo mês de 2024. As regiões litorâneas — como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas — concentram o maior volume de oportunidades.
Confira situação das praias “queridinhas” em Florianópolis:
Santa Catarina se destacou nacionalmente no saldo de empregos em diversos segmentos do setor de serviços em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Conforme análise da Facisc, o destaque principal está na geração de postos de trabalho ligados ao turismo.
A empresária Silvia Fernandes, de São Francisco do Sul, dos Hotéis VillaReal, explica que a expectativa para o verão é alta e que as empresas estão se antecipando na formação de equipes.
“Com o crescimento constante do turismo em Santa Catarina, percebemos uma movimentação mais intensa já neste segundo semestre. A temporada promete ser uma das mais fortes dos últimos anos, e isso exige uma preparação cuidadosa em termos de equipe e atendimento. É um momento de otimismo para todo o setor de hotelaria, que vem se fortalecendo com o retorno do turismo nacional e o aumento da vinda de visitantes estrangeiros.”
Continua depois da publicidade
Apesar do otimismo, Silvia alerta para um problema que tem preocupado os empresários do trade turístico: a escassez de mão de obra.
“A economia do estado está tão aquecida que está difícil encontrar profissionais disponíveis. No nosso hotel, por exemplo, estamos com cerca de oito vagas abertas e não conseguimos preencher. Essa dificuldade é comum em todo o setor”, afirma.
Logística
O estado também foi líder nacional na geração de empregos em serviços de armazenagem, carga e descarga, com 533 novas vagas em setembro, um crescimento de 270% em relação ao mesmo período de 2024.
O destaque vai para os depósitos de mercadorias para terceiros, impulsionados pela ampliação de centros de distribuição e logística em regiões como Governador Celso Ramos. Nos serviços de carga e descarga, as cidades de São José, Biguaçu e São Francisco do Sul lideraram a empregabilidade.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Governo de SC abre escritório de negócios na China
Casan quer emissário submarino no Norte da Ilha, em Florianópolis
A lista das empresas que farão investimento bilionário em SC






