O modelo produtivo catarinense será defendido na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Na avaliação do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), coordenador da Frente Parlamentar da COP30 da Alesc, Santa Catarina é reconhecida pela “capacidade de gerar desenvolvimento mantendo altos índices de preservação ambiental”.
Continua depois da publicidade
As três propostas que SC irá defender:
– Compensação financeira para produtores que preservam áreas verdes
– Incentivos fiscais para quem investe em energia limpa e renovável
– Compensação ambiental para municípios com áreas preservadas, com recursos destinados ao saneamento básico e proteção hídrica
Produção de SC:
As sugestões foram construídas em parceria com o setor produtivo catarinense, por meio de encontros realizados em diferentes regiões do estado, reunindo produtores, especialistas, cooperativas, entidades empresariais e gestores municipais.
Continua depois da publicidade
De acordo com dados do Monitoramento da Cobertura Florestal de Santa Catarina (Monitora/SC), 38% do estado é coberto por matas nativas, enquanto cerca de 30% do PIB do estado é proveniente do agronegócio, conforme a Epagri.
“Santa Catarina prova, com resultados concretos, que produzir e preservar podem caminhar juntos. Vamos defender esse modelo na COP30, valorizando quem investe em energia limpa, quem protege nossas áreas verdes e quem produz com responsabilidade”, afirma De Nadal.
agenda
Dia 11, às 14h — Espaço AgriZone (Campus da Embrapa)
O deputado participa do painel “O Agro que alimenta”, organizado pelo Canal Rural, ao lado de Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura), Rodrigo Justos (Conselheiro da CNA) e Laudemir Muller (Gerente de Agronegócio da ApexBrasil).
Dia 11, às 16h — Estande da Alepa, GreenZone
Apresentação do projeto “Santa Catarina: produção e preservação caminham juntas” como modelo de economia verde, inclusiva e competitiva.
Continua depois da publicidade
Dia 12, às 8h — Estande da Alepa, GreenZone
Acompanhamento do debate sobre o projeto de resolução “Ação climática: papéis e prioridades dos Parlamentos das Américas”. Na ocasião, o deputado Mauro De Nadal entrega oficialmente as propostas catarinenses à coordenação da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que consolidará as contribuições dos parlamentos estaduais brasileiros e encaminhará uma carta à cúpula da COP30.
Leia Mais:
Escritório dinamarquês propõe transformar ruas de Florianópolis com projeto inovador
Rodoviária antiga de Florianópolis tem pedido frágil de tombamento histórico
Os três setores que alavancam o crescimento econômico de SC em 2025
Universidade faz investimento milionário e planeja expansão em Florianópolis




