A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) deu início às obras de sua nova unidade no Sapiens Parque, em Florianópolis. O investimento ultrapassa R$ 10 milhões, incluindo o projeto de retrofit e reforma do casarão histórico, localizado na entrada do parque tecnológico, além da aquisição de equipamentos e mobiliário. O empreendimento marca o início da expansão da instituição na capital catarinense e o primeiro passo para a construção de um novo campus na cidade.
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 500 metros quadrados, o espaço vai abrigar dois espaços de alta tecnologia pioneiros em Santa Catarina. O BeLab, voltado à área da saúde, será o primeiro laboratório universitário de Santa Catarina a trabalhar com os chamados fresh frozen cadavers, que possibilitam simulações realistas para formação médica e cirúrgica. O Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) desenvolverá projetos voltados à transição energética, com foco em soluções para carregamento de veículos elétricos, expansão da energia fotovoltaica e gestão de risco de apagões.
Casarão Histórico do Sapiens Parque será reformado pela Univali:
A reforma do casarão deve ser entregue em março de 2026 e o início das aulas das primeiras turmas de pós-graduação está previsto para abril do mesmo ano.
“Estamos dando um passo importante no projeto da Univali de contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de Santa Catarina. O casarão é o início de um projeto que vai unir ciência, tecnologia e inovação, ampliando nossa presença em Florianópolis e gerando mais oportunidades de conexão entre profissionais, estudantes, pesquisadores e empresas”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
A parceria entre a Univali e o Sapiens Parque foi firmada em março de 2025. O contrato prevê a instalação gradativa de um novo campus universitário dentro do parque, em área com potencial construtivo de 5,6 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Patrimônio histórico
Erguido em meio ao verde de Canasvieiras, o casarão que vai abrigar os novos laboratórios da Univali no Sapiens Parque tem papel marcante na história de Santa Catarina. Construído em 1969, foi sede da Colônia Penal Agrícola “Desembargador Urbano Salles”, iniciativa pioneira no sistema penitenciário estadual voltada à ressocialização por meio do trabalho.
Com o passar dos anos, o espaço ganhou novos usos: acolheu alunos da Escola Básica Municipal Osmar Cunha e, mais tarde, tornou-se sede administrativa do Sapiens Parque, reunindo decisões estratégicas que ajudaram a impulsionar o ecossistema de inovação do Norte da Ilha.
Leia Mais:
Grupo uruguaio investe R$ 8 milhões em restaurante e fábrica em shopping de SC
Topazio defende emissário submarino para resolver esgoto de Florianópolis
 
				 
                                     
                            
                            


