A Igreja São Judas Tadeu, em Vargem, na Serra catarinense, aguarda a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar a restauração. Ela  é a única de Santa Catarina que está na lista das 100 edificações religiosas que fazem parte do patrimônio nacional e que estão em situação precária. Os dados fazem parte do Relatório de Bens Materiais do Iphan.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Dom Mário Marquez, Bispo Diocesano em Joaçaba, disse à coluna que o projeto arquitetônico já está concluído e foi elaborado pela prefeitura de Vargem.

Veja imagens da Igreja São Judas Tadeu na cidade de Vargem, na Serra

Leia a nota: 

Igreja São Judas Tadeu – Município de Vargem/SC
Diocese de Joaçaba/SC

Continua depois da publicidade

A Diocese de Joaçaba vem por meio desta Nota Pública expor aos interessados que teve acesso ao conteúdo publicado pelo Portal Metrópoles e divulgado por outros veículos de comunicação que aborda a situação de Igrejas Brasileiras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Entre as Igrejas citadas na reportagem está o templo localizado no município de Vargem, planalto catarinense, dedicado à São Judas Tadeu, na área de jurisdição da Diocese de Joaçaba/SC. A Igreja é declarada patrimônio histórico devido ao processo de tombamento Nº 1548 T-07 de 11 de setembro de 2014.

Convém esclarecer publicamente que os andamentos para conservação do patrimônio histórico que constitui a referida Igreja estão sendo encaminhados pela Mitra Diocesana de Joaçaba em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem, a qual elaborou o projeto arquitetônico para reparo dos pontuais itens solicitados pelo IPHAN, que será executado mediante autorização e supervisão do competente órgão fiscalizador (IPHAN).

A Diocese de Joaçaba/SC está acompanhando a situação e se coloca à disposição para colaborar com este processo de revitalização e de preservação deste patrimônio importante para a fé e história de nossa comunidade.

Continua depois da publicidade

Dom Mário Marquez, OFMCap
Bispo Diocesano

O assunto ganhou destaque após a queda do teto da igreja histórica de São Francisco, em Salvador (BA) na quinta-feira (5), e que provocou a morte de uma pessoa.

Leia Mais

O que atrasa a obra milionária que pode criar buraco na mobilidade na Grande Florianópolis