O Instituto de Cardiologia, em São José, na Grande Florianópolis, completa nesta sexta-feira (12) uma semana com os dois aparelhos de hemodinâmica quebrados. Os equipamentos são utilizados para procedimentos de cateterismo, desobstrução de artérias do coração e diagnóstico.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O problema se deu pois expirou a garantia dos equipamentos, a peça quebrou e não foi assinado, ainda, o contrato de manutenção das máquinas. O conserto deve ser resolvido na próxima terça-feira (16). Até lá, havendo a necessidade, os pacientes estão sendo encaminhados para outros hospitais. Em cardiologia, o tempo de resposta no atendimento é fundamental para a preservação da vida.
A Secretaria de Saúde (SC) se manifestou por nota:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) está, momentaneamente, com dois aparelhos de hemodinâmica com problemas técnicos, em processo de manutenção. Assim que informada a necessidade, a SES imediatamente realizou os trâmites para o conserto, sendo que a previsão da contratada é de que um deles já seja solucionado na próxima terça-feira.
Continua depois da publicidade
A SES enfatiza que a eventualidade é pontual e nenhum catarinense se encontra desassistido, pois conta com o apoio de outras unidades na realização de exames, como o Hospital Universitário, o Hospital Celso Ramos e o Hospital de Caridade, não causando, assim, prejuízo no atendimento.
A pasta ressalta que está finalizando a contratualização de manutenção permanente dos equipamentos, visto que estavam ainda em garantia do fabricante.
Importante dizer também que todos os procedimentos cardiológicos e vasculares estão mantidos no ICSC.
A Secretaria de Estado da Saúde investe continuamente na qualificação dos serviços prestados e, no caso do ICSC, anunciou inclusive a construção de uma nova sede, com investimento de mais de R$ 200 milhões por parte do Estado, tudo para levar mais agilidade e qualidade em serviços de saúde a todos os cidadãos.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Prefeito Gean Loureiro passa mal e é hospitalizado em Florianópolis
Para onde vai o dinheiro do orçamento secreto em SC
Alunos de medicina da UFSC reclamam de falta de professores e aulas
 
				 
                                    