Esta sexta-feira, 27 de janeiro, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que marca a libertação do campus de concentração de Auschwitz, na Polônia. A memória deste desastre humanitário é lembrada em solenidades em todo o mundo para que este genocídio não seja esquecido e não se repita.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em Santa Catarina, a Associação Israelita Catarinense (AIC), em nota, se manifestou sobre o assunto e alertou para a existência de células neonazistas no estado.

Confira a nota da AIC:

A Associação Israelita Catarinense (AIC) lembra que o dia 27 de janeiro, foi designado pelas Nações Unidas, via resolução 60/7 de sua assembleia geral em 1° de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização, como sendo o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Reverenciamos as vítimas mártires do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de pessoas judias, ciganas, poloneses, homossexuais, pessoas com deficiência, comunistas e outras, durante a II Guerra Mundial.
A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto. O dia 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a libertação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.
A AIC salienta ainda que é muito impressionante que um regime hediondo, verdadeira vergonha para toda a humanidade, não só ainda procure espaço de existência em pleno século XXI, como consegue aliciar jovens , como os de células neonazistas atuando com relativa desenvoltura em Santa Catarina e que recentemente foram objeto de ações policiais.
Nazismo nunca mais! É o lema a se seguir
.

Leia mais:

Casan terá plano de demissão voluntária

Continua depois da publicidade

A chance de liberação parcial do trânsito no Contorno Viário da Grande Florianópolis

VÍDEO: Contorno da Grande Florianópolis terá viagem encantadora em meio à natureza

Destaques do NSC Total