nsc
nsc

Mudança de regra

Liberar máscaras em locais abertos só reflete o que já é realidade em SC

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
25/11/2021 - 09h25 - Atualizada em: 25/11/2021 - 11h53
SC flexibiliza uso de máscaras em ambientes externos
SC flexibiliza uso de máscaras em ambientes externos (Foto: Jonathan Nackstrand / AFP)

A liberação de máscaras em ambientes abertos está de acordo com a realidade imposta pelos fatos. Já está assim nas praias, parques e em ambientes ao ar livre para parcela considerável da população. O avanço da vacinação, os números em queda de contaminados, internações e mortes são os indicadores que apontam para a medida adotada pelo governo de Santa Catarina. Quem foi às praias no final de semana passado raramente viu alguém usando a máscara.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

As pessoas estão cansadas, reclamam dessa barreira de proteção e acreditam que já estando vacinadas ou por já terem contraído o vírus já seja o suficiente para dispensar as máscaras. Os especialistas apontam o sinal de alerta.

“Considero uma decisão prematura. Não deveria retirar agora. Minha pergunta é: por que tirar a máscara, se ela não causa problema algum, se ela é uma medida de segurança para todos? É importante notar que a queda no número de casos está acontecendo, nós estamos chegando aos números de abril de 2020, mas é preciso continuar a vacinação e, principalmente a utilização das máscaras e as medidas de distanciamento de segurança e de controle com as testagens. Tudo isso faz parte de um contexto para chegarmos ao objetivo e superarmos a pandemia”, alerta a Profª Dra. Soraya Smaili, farmacologista da Unifesp e coordenadora do Centro de Saúde Global da universidade e do Centro SoU_Ciência.

O enfrentamento à pandemia no mundo real e com as diversas realidades de cada país é uma mistura da ciência epidemiológica, social, cultural e econômica. É preciso esse equilíbrio.

A dispensa das máscaras em ambientes abertos e com distanciamento é um avanço esperado, porém não desprovido de um desafio. O agravamento da situação da Covid-19 na Europa é um sinal para ficarmos em alerta. Da mesma forma, outro desafio é a chegada da temporada de verão em Santa Catarina com aumento do fluxo e interação entre as pessoas.

É importante que o Estado faça campanhas de conscientização para não sinalizar à sociedade de que o problema está resolvido e que só nos livraremos da pandemia se a população colaborar.

Além disso, é foco na vacina e na busca dos fujões da imunização.

Leia mais:

SC irá intensificar blitz da lei seca na temporada de verão

Quem são os russos de Palhoça

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas