nsc
nsc

Política

Moisés convida Carmen Zanotto para assumir Secretaria da Saúde em Santa Catarina

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
03/05/2020 - 08h47 - Atualizada em: 03/05/2020 - 10h20
Carmen Zanotto. (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados / Divulgação)
Carmen Zanotto (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados / Divulgação)

O governador Carlos Moisés convidou a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) para ser secretária da Saúde em Santa Catarina. Eles conversaram por videoconferência na manhã do feriado de sexta-feira (1°). Oficialmente, era para tratar de leitos de UTI no Estado.

O convite ocorre após a polêmica compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões e a exoneração de Helton Zeferino da pasta. A parlamentar deve conversar pessoalmente com o governador Carlos Moisés em Florianópolis.

>Em site especial, leia todas as notícias sobre o novo coronavírus

Após a videoconferência, Zanotto daria uma entrevista ao programa Estúdio CBN Diário, que apresento todas as tardes. Minutos antes de entramos no ar, a assessoria de imprensa da deputada cancelou a entrevista alegando outro compromisso em Brasília. A informação que obtive é que a parlamentar reservou o final de semana para pensar no convite que recebeu de Moisés.

> Os bastidores da exoneração do secretário da Saúde de Santa Catarina Helton Zeferino

Carmen Zanotto atenderia o perfil técnico e seria de grande valia, ainda, na articulação política. Enfermeira de formação, sempre foi militante na área da saúde e pelo reforço do SUS. Ainda quando o Ministro da Saúde era comandado por Luiz Henrique Mandetta, Carmen foi a interlocutora com os Estados da região sul e segue nesse trabalho.

> "A ciência deve pautar ações", afirma deputada de SC que irá coordenar o combate ao coronavírus no Sul do país

Embora o Cidadania não tenha representante na Alesc, pode ser uma ponte com o Palácio Barriga Verde. Em Brasília, teria condições de buscar uma aproximação com a bancada federal catarinense pelo trânsito que já possui.

Internamente, há uma certa resistência por parte de integrantes do Cidadania em Santa Catarina. Alguns filiados do partido acreditam que há risco em fazer parte de um governo que sofre pedido de impeachment e tem dificuldade de diálogo com a classe política.

Carmen Zanotto é cotada para disputar à prefeitura de Lages. Tudo isso entra no tabuleiro e na tomada de decisão.

> Quem são os mortos por Covid-19 em Santa Catarina

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina

> O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas