A Prefeitura de Palhoça e a Águas de Palhoça anunciaram na sexta-feira (5) um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica da história do município. Com aporte de R$ 60 milhões, o projeto de universalização do abastecimento da cidade promete levar água tratada de forma contínua e segura a bairros urbanos e a todas as praias da cidade.
Continua depois da publicidade
O projeto inclui 160 km de novas redes, ampliação de reservatórios e modernização completa dos sistemas litorâneos e urbanos.
Enseada de Brito, em Palhoça, é a beleza açoriana pouco conhecida:
O projeto contempla os três sistemas de abastecimento do município — Região Central, Praia de Fora e Pinheira — e vai levar rede de água tratada a áreas que até hoje dependiam de soluções improvisadas ou insuficientes. Entre as regiões beneficiadas estão trechos do Brejaru, Frei Damião, áreas marginais da BR-101, além da região da Pinheira e Enseada de Brito.
A cobertura, que historicamente era reduzida em áreas litorâneas — chegando a apenas 35% na Pinheira e 0% na Enseada de Brito quando a concessão foi assumida no final de 2024 — passará por uma ampliação completa.
O gerente-executivo da Águas de Palhoça e da AEGEA/SC, Gabriel Fasola, afirmou em entrevista à CBN Floripa que o abastecimento na cidade estará em 85% do município até dezembro de 2026. Hoje muitos imóveis funcionam com poço artesiano. O tratamento de esgoto, que contempla apenas 10% da cidade, deverá estar em 90% até 2033, conforme prevê o Marco do Saneamento.
Continua depois da publicidade
Veja a entrevista com o gerente-executivo da Águas de Palhoça e da AEGEA/SC, Gabriel Fasola:
Leia Mais:
Alesc aprova pacote de benesses com baixo debate e risco de inconstitucionalidade
Corretores de imóveis em SC alertam para aumento de taxas nos cartórios com nova lei
O paraíso ignorado entre o mar e a BR-101 na Grande Florianópolis







