A emergência pediátrica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), em Florianópolis, reaberta em agosto de 2025 após estar fechada por mais de dois anos (maio/2023), está recebendo menos pacientes do que a capacidade que possui de atender.
Continua depois da publicidade
Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra a unidade, a emergência pediátrica “está atendendo atualmente uma média de 30 crianças por dia. A capacidade total do serviço é de até 80 atendimentos diários”.
Enquanto isso, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) está sobrecarregado, com atendimento médio de 200 pacientes/dia.
A Secretaria da Saúde (SC) tem quatro pediatras contratados pelo Estado e cedidos ao HU. A medida ajudou na reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário.
O entendimento é que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes não lembram da existência do HU ou não sabem que o serviço de emergência pediátrica foi retomado.
Continua depois da publicidade
Neste sentido, cabe um serviço de comunicação nos hospitais da rede, nas unidades básicas de saúde e UPAs.
Leia Mas
O projeto urbanístico que vai mudar a cara de área nobre e ociosa em Florianópolis
Três bairros surpreendem e aluguel dispara em Florianópolis
Área nobre da penitenciária de Florianópolis tem 4 empresas interessadas

