nsc
nsc

Corrida

Onde o táxi "fisgou" o mercado do Uber em Florianópolis

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
10/06/2022 - 16h53 - Atualizada em: 15/06/2022 - 10h22
Táxis em Florianópolis
Táxis em Florianópolis (Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS)

O projeto de lei aprovado na terça-feira (7) na Câmara de Vereadores de Florianópolis vai permitir que cerca de 150 taxistas que possuem a concessão para operar e que estão parados voltem a trabalhar. São proprietários de carros mais caros, maiores e com gasto alto de manutenção e que optaram por ficar parados. Não estava valendo a pena devido à concorrência com os aplicativos.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme o colega Ânderson Silva havia relatado, com a onda dos motoristas de aplicativos desistirem de várias corridas mais curtas, os taxistas ocuparam esse mercado e agora os que estavam sem trabalhar voltarão, mas com carros menores e mais econômicos. É o que permite o PL aprovado e que será sancionado pelo prefeito Topázio Neto nos próximos dias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Florianópolis e Região (Sinditaxi), Ivan Roberto da Silva, houve um aumento de até 15% nas corridas de até R$ 15 reais.

— Aquelas corridas que a turma do aplicativo não faz, nós estamos pegando. É a senhora que vai do supermercado até a casa dela que fica no morro, por exemplo. A lei vai ajudar porque agora vai valer a pena pra quem tinha carro grande e caro e poderá trabalhar com um menor e mais econômico — afirma o taxista.

Lei

O PL aprovado reconhece o serviço de táxi como de utilidade pública, e não como serviço público - como era tratado na legislação anterior, exigindo contratação por processo licitatório. Com a mudança para utilidade pública, agora o serviço de táxi na capital se dará via autorização administrativa, concedida exclusivamente à pessoa física cadastrada como autônoma.

O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas da Rádio CBN Floripa e Joinville desta sexta-feira (10).

Ouça:

Leia mais:

Motoristas de SC são prejudicados na renovação da CNH; veja o motivo

Veja os três traçados da nova rodovia para desafogar a BR-101 em SC

Alunos do IFSC "revolucionam" escola de cidade em SC

O que faz a polícia paraguaia em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas