nsc
nsc

Educação

Pediatra alerta sobre volta às aulas em SC

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
08/02/2021 - 16h39
Volta às aulas em Santa Catarina
Volta às aulas em Santa Catarina (Foto: Leo Munhoz/Arquivo DC)

Após ficarem 10 meses em casa, crianças e adolescentes estão vulneráveis justo no momento de volta às aulas presenciais e é preciso tomar alguns cuidados. O alerta é do médico pediatra Cecim El Achkar. Ele explica que as crianças, neste período, não saíram para ir ao posto de saúde, conferir o calendário de vacinação e muitas estão fragilizadas por ficarem muito tempo no lar.

>Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

“As crianças precisam ir ao posto de saúde e ver a caderneta de vacinas, principalmente o sarampo. O sarampo voltou e hoje o Brasil é um dos países do mundo com maior número de casos. Fizemos uma pesquisa no Hospital Universitário (UFSC) com 460 profissionais de saúde e a proteção é semelhante à vacina da covid. As crianças terão uma proteção maior”, explica o médico.

O especialista lembra, ainda, que as crianças precisam passar pelo pediatra. Segundo ele, muitas estão com sobrepeso, ansiedade, depressão e bastante excitadas. “ É preciso fazer o perfil bioquímico das crianças: ver anemia, vitamina D, que funciona como um hormônio. Fizemos um levantamento e 80% das crianças e adultos estão com vitamina C baixa. Precisa ver tudo isso, vitamina B12 e zinco também antes de voltar para a escola”, diz.

Tio Cecim, como é conhecido, explica que o maior cuidado pessoal deve ser na higiene das mãos, principalmente lavando-as com água e sabão.

Sobre o uso das máscaras, aponta que crianças de até cinco anos, 11 meses e 29 dias não são obrigadas a usá-las. Na opinião do médico, escolas sem janelas não deveriam funcionar.

Por fim, Cecim aponta a necessidade da volta às aulas . “A partir de junho (2020) passou do ponto. Tanto na saúde física quanto na mental cognitiva começou a se perder e o retorno se tornou algo imprescindível. Enquanto Europa e Estados Unidos voltaram em maio do ano passado e nós estamos voltando somente agora”.

Ouça a entrevista:

>O estilo desenvolvimentista do novo presidente do IMA

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas