A Praia dos Ingleses “dinamarquizou”. A Rua das Gaivotas, área nobre do tradicional balneário, passa a dar prioridade a ciclistas e pedestres. A prefeitura de Florianópolis está finalizando o novo calçadão e a ciclofaixa.

Continua depois da publicidade

O turista — ou veranista — que vier na próxima temporada vai se deparar com um novo cenário. Onde antes, ao lado das dunas e da restinga, era possível estacionar, agora há calçada e ciclofaixa. A obra deverá estar concluída até o dia 20 de novembro. A prefeitura solicitou para que a empresa contratada corrija algumas marcações e colocações das placas.

Mais bicicletas e pedestres e menos carros nos Ingleses:

A ideia do executivo municipal é seguir o conceito do urbanista dinamarquês Jan Gehl, de “cidade para as pessoas”. Trata-se de um avanço, sem dúvidas.

Certamente o espaço vai ganhar mais vida, com pessoas praticando esportes, caminhando ou pedalando. As pessoas estarão no lugar dos carros.

Na prática, será melhor para quem já está hospedado na região — moradores ou inquilinos. Para quem vem de longe, estacionar ficará mais difícil. Difícil, mas não impossível: há inúmeras ruas transversais, principalmente após a ponte sobre o Rio Capivari.

Continua depois da publicidade

Com a proibição de estacionar no lado do calçadão, restam cerca de 120 vagas do outro lado da rua ou nas vias internas do bairro.

A grande dificuldade no local, especialmente durante o verão, continua sendo o retorno para casa após um dia de praia — principalmente nos fins de semana. Trava tudo.

Quanto a isso, não há bala de prata.

Leia Mais:

Produtores de vinho em SC temem “imposto do pecado”

A melhor Universidade não pública de SC no ranking 

“Elefante branco” de Florianópolis fica fora da concessão e empresários criticam decisão