Florianópolis receberá em a partir de junho um avanço inédito na gestão de suas praias. Pela primeira vez, a capital catarinense recebeu a aplicação completa de uma metodologia científica internacional para avaliação e ranqueamento de seus balneários: o Marco de Priorização de Praias.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O método de avaliação e gestão de praias foi desenvolvido a partir de uma vasta revisão bibliográfica dos principais indicadores, gerando os quatro grandes domínios do Marco de priorização de praias: Proteção, Conservação, Recreação e Segurança, estabelecendo critérios ponderados para as particularidades de cada praia e gerando o Índice final do Marco, os quais serão ranqueados.

Trabalho de avaliação de praias de Floripa

O estudo foi conduzido entre os meses de janeiro e abril pelo oceanógrafo Fabrício Amorim Martinez, com base na metodologia desenvolvida por pesquisadores e investigadores costeiros do CiFPlayas. Foram avaliadas onze praias oceânicas, com o objetivo de substituir a subjetividade de rankings tradicionais por critérios técnicos de conservação, infraestrutura, segurança, proteção e qualidade ambiental — promovendo uma visão integrada e ecossistêmica da zona costeira.

Os dados coletados servirão de base para a construção dos Marcos de Priorização de cada praia e integrarão o Ranking das Melhores Praias 2025, que será divulgado em 8 de junho, no Dia Mundial dos Oceanos. A divulgação será realizada pela plataforma CiFPlayas e pela Red_Proplayas, rede ibero-americana com atuação em diversos países.

Continua depois da publicidade

“Esta é uma iniciativa que reafirma o papel da ciência na governança costeira. Um passo essencial para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo uso intensivo de nossos ambientes litorâneos — com informações técnicas claras e ferramentas de gestão a serviço do bem comum”, afirma Martinez, oceanógrafo responsável pelo levantamento.

Veja as praias contempladas no estudo, na ordem geográfica de norte a sul da Ilha de Santa Catarina: Praia Brava, Praia do Santinho, Praia do Moçambique, Praia Mole, Praia da Joaquina, Praia do Morro das Pedras, Praia da Armação, Praia da Lagoinha do Leste, Praia do Pântano do Sul, Praia dos Açores e Praia dos Naufragados.

Leia Mais

Como será a mudança no mapa de 136 cidades de SC; veja a lista

Cidade da Grande Florianópolis busca aval de vereadores para financiamento milionário; veja as obras

O que explica o apagão de mão de obra em SC