Torço para que o governador Jorginho Mello esteja certo e que sua tese do contorno do Morro dos Cavalos seja a menos custosa e de rápida solução para aquele crítico ponto da BR-101, em Palhoça.
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Creio, entretanto, que são inúmeros obstáculos para fazer com que o critério tempo, gasto e viabilidade conspirem a favor.
Veja abaixo os detalhes do projeto do contorno proposto pelo governo catarinense:
O Engenheiro Civil Ricardo Saporiti, especialista na análise de obras rodoviárias, já disse a coluna que os R$ 291 milhões apontados pelo Governo de SC como o necessário para o contorno é um valor fora da realidade.
Um dos argumentos pela escolha do contorno é de que é mais barato do que um túnel. Se falou em gasto de R$1 bi ou R$ 2 bi para os túneis.
— Creio que o valor apontado para o contorno está subdimensionado e o dos túneis superdimensionado — disse.
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Os túneis do contorno da Grande Florianópolis custaram, por exemplo, R$ 400 milhões, embora um pouco menores do que o projeto original do Morro dos Cavalos.
Afora isso, tem a questão indígena, falta de licenciamento ambiental e projeto de engenharia.
Questões já pacificadas em relação à ideia dos túneis e precisaria de apenas uma atualização.
O melhor projeto será aquele que combinar tempo de conclusão, com segurança viária e impacto financeiro. A sociedade política e empresarial catarinense precisa ter maturidade suficiente para um olhar técnico, econômico e social na tomada de decisão.
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