nsc
nsc

Vagas

SC fará concurso público e nomeações para 3 mil vagas; veja onde

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
23/05/2022 - 05h00 - Atualizada em: 23/05/2022 - 06h17
Concurso público irá contemplar área de segurança
Concurso público irá contemplar área de segurança (Foto: Diorgenes Pandini, Arquivo NSC)

O governo de Santa Catarina vai autorizar a abertura de concurso público para mais de 2,2 mil vagas. Os editais deverão ser lançados em breve e as provas irão acontecer ainda em 2022.

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Pela lei eleitoral, as nomeações podem ocorrer até três meses antes das eleições. A ideia é realizar as provas e nomear os aprovados depois do processo eleitoral ou no início de 2023.

Por outro lado, até o dia 30 de junho, o Poder Executivo irá nomear cerca de 800 aprovados em concursos já realizados. A maior parte será chamada para compor os quadros da Polícia Civil, mas também serão nomeados profissionais na Polícia Científica e no Cidasc.

As nomeações e os concursos serão possíveis pois o comprometimento do orçamento com a folha de pagamento caiu para 41 % no primeiro quadrimestre de 2022. Estava em 43,1% no último quadrimestre de 2021. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o limite máximo é 49% e o limite prudencial é 46,5%.

Concursos

O governador Carlos Moisés (Republicanos) passou parte do domingo (22) tratando do assunto. Nesta segunda (23) pela manhã, ele irá anunciar concursos para mais de 2,2 mil vagas para aumentar os efetivos da segurança pública e encorpar os trabalhos de prevenção e combate à corrupção. 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), criada em 2019 com esta finalidade, terá sua equipe ampliada em 95 auditores. Na Polícia Militar, por exemplo, serão 500 novos praças e 50 oficiais. O Corpo de Bombeiros Militar também terá concurso para praças e oficiais.

A pasta da Saúde terá concurso para 385 vagas. Agricultura e PGE também devem ser contempladas com novos profissionais.

Leia mais:

SC perde mais de R$ 250 milhões para projetos sociais no Imposto de Renda

Líder nacional em acidentes, BR-101 convive com baladas e até choperia em SC

Vale Europeu de SC faz plano de desenvolvimento regional em "caravana"

Frio em Santa Catarina encanta mas também traz sofrimento

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas