Não surpreende o resultado do anuário de 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que aponta a BR-101 em Santa Catarina como a estrada com maior número de acidentes e feridos do país. Em vários trechos, a via que deveria ser de trânsito rápido acaba tendo características urbanas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Trecho da BR-101 em SC é o que tem mais acidentes e feridos no país
Na BR-101 encontramos choperia, música ao vivo, casas noturnas, balada e restaurantes com ampla variedade de bebidas alcoólicas. Não que sejam os únicos fatores que colocam o trecho catarinense como o mais violento do país, mas é mais um elemento de análise e que agrava a situação.
Além disso, temos uma estrada estrangulada e que já atingiu a sua saturação, principalmente na Grande Florianópolis e na região de Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí. É muito carro para pouca pista e é preciso que se pense já em ampliação. Evidente que a imprudência e o mau comportamento do motorista são as principais causas.
Continua depois da publicidade
Mas não se pode esquecer que o contorno viário está atrasado em 10 anos e poderia desafogar o trânsito pesado de caminhões e aliviar a BR-101. Motos em profusão e um transporte coletivo que não atrai em meio a uma rodovia inserida em regiões urbanas com alta densidade demográfica: é o pacote completo.
Chama a atenção a informação do inspetor Adriano Fiamoncini (PRF) de que a imensa maioria dos acidentes ocorre num raio de 5 km da casa da vítima. É o cidadão que relaxa porque “faz isso sempre”.
Cuidado.
Leia mais:
Vale Europeu de SC faz plano de desenvolvimento regional em “caravana”
Frio em Santa Catarina encanta mas também traz sofrimento
Santa Catarina dá 90% de desconto na importação de produtos
Avenida Hercílio Luz pode se tornar a Champs-Élysées manezinha
Rodovia em SC considerada pior do Brasil terá pista de concreto