nsc
nsc

Retorno

SC vira uma triste página da história com arquivamento do impeachment

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
09/05/2021 - 16h00
Moisés volta ao governo
Moisés volta ao governo (Foto: Peterson Paul / Secom)

Não importa o resultado, mas Santa Catarina vira uma página lamentável de sua história política. O arquivamento do processo de impeachment e, consequentemente, o retorno de Carlos Moisés da Silva ao poder, precisam sinalizar, de vez, para o foco no enfrentamento à pandemia e na retomada econômica.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Os dois afastamentos temporários de Moisés do Centro Administrativo se deram pela fragilidade política. O retorno ao posto em que foi colocado pelo voto dos catarinenses se deu pelo rearranjo político. Moisés abriu o governo, cedeu cargos e ganhou quatro votos que o salvaram. Aplicou a política real para sobreviver.

Não abriu mão, entretanto, da Fazenda e da Administração, por exemplo.

Se a sua sobrevivência no cargo significa abrir mão de concorrer à reeleição em 2022, o tempo vai dizer. Por ora, o que temos é a imagem do Estado que ficou bastante arranhada neste período. As mudanças de nomes de secretários, coordenadorias e gerências provocaram interrupção ou lentidão no andamento de projetos e até perda econômica. Santa Catarina sempre foi considerado um local atraente para investir pela logística de portos, capital humano, incentivos fiscais e renda média da população. Entretanto, o investidor precisa de previsibilidade e estabilidade para se arriscar.

É possível mensurar quantos negócios deixaram de acontecer por aqui devido à insegurança provocada pela instabilidade política? Ainda não. Mas, certamente, esse período, além da crise provocada pela pandemia, não foi bom para atrair novos negócios. Que o foco seja a saúde da população e a retomada econômica, sem esquecerda lambança da compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões. Os responsáveis precisam ser penalizados e o dinheiro 100% recuperado.

Leia Mais:

PT cita impeachment de Dilma para justificar voto que salvou Moisés

São José aprova lei que impede Guarda Municipal de usar radares móveis de trânsito

Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

SC tem 15 regiões em risco gravíssimo para a Covid-19

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas