A liberação de parte da obra da terceira faixa na SC-401, na manhã desta quinta-feira (18), em Florianópolis, trouxe boa notícia aos usuários do transporte coletivo: o tempo de deslocamento do Norte da Ilha até a Avenida da Saudade foi reduzido em até 40%. O levantamento é da Prefeitura de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Foram avaliados os tempos de trânsito das últimas quintas-feiras, desde o início de novembro, com base no período da manhã, entre 7h30 e 9h, no trajeto que vai do TICAN à Avenida da Saudade. Os dados são do sistema de transporte público da Capital, gerados a partir de registros de geolocalização.
Em 6 de novembro, os ônibus levavam entre 45 e 57 minutos para completar o trecho, com média próxima de 52 minutos. Nas semanas seguintes, no mesmo dia da semana, a média se manteve semelhante, com deslocamentos de até 48 minutos. Na primeira quinzena deste mês, a média foi de 48 minutos, chegando a até 1 hora no dia 11 de dezembro.
Com a mudança, na manhã desta quinta-feira, a duração das viagens caiu para uma média de 31 minutos. Por volta das 7h40 — horário de grande fluxo de veículos, principalmente no deslocamento para o trabalho — o trajeto pôde ser concluído em 29 minutos, um ganho de cerca de 40% no tempo da viagem.
No sentido Centro, foi liberado o trecho entre Cacupé e o Morro das Madeireiras. Já no sentido Norte, a liberação ocorreu entre o viaduto do João Paulo e a passagem inferior de Cacupé.
Continua depois da publicidade
O prazo contratual para a conclusão total da obra é o segundo semestre de 2026.
Leia Mais:
“Demagógica e oportunista”, diz empresário de SC sobre PEC da escala 6×1

