Uma consulta pública de opinião realizada pela Associação dos Professores da UFSC (Apufsc) indicou que a maioria do corpo docente não concorda com a mudança do nome do campus da Trindade, em Florianópolis. Sindicalizados e sindicalizadas responderam à pergunta “Você é a favor da mudança do nome do campus João David Ferreira Lima?
Continua depois da publicidade
O resultado final foi: 297 votos (54,8%) na opção “não”, 239 votos (44,1%) na opção “sim” e 6 votos (1,11%) em branco. A solicitação da consulta partiu dos ex-reitores Bruno Rodolfo Schlemper Jr., Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Antônio Diomário Queirós, Nilcéa Lemos Pelandré, Álvaro Toubes Prata e Ubaldo César Balthazar.
A sessão especial do Conselho Universitário (CUn/UFSC), convocada apenas para a votação da mudança no nome do campus do bairro Trindade, em Florianópolis, foi realizada na sexta-feira (13) e terminou sem uma definição sobre o assunto. Foram três horas de discussão até o conselheiro Alexandre Cunha fazer, “em nome da Fiesc”, um novo pedido de vista. Já foram realizadas quatro sessões do CUn sobre o assunto.
A proposta de alteração do nome do campus é baseada na sexta recomendação da Comissão para Encaminhamento das Recomendações Finais da Comissão Memória e Verdade (CMV) da UFSC, que investigou a suposta colaboração de membros da universidade com o regime militar. A CMV apontou que o ex-reitor João David Ferreira Lima teria contribuído com informações aos órgãos de repressão, resultando em perseguições a professores, estudantes e servidores durante a ditadura militar.
A advogada Heloísa Blasi Rodrigues, em defesa da manutenção do nome, afirmou que não há provas conclusivas contra o ex-reitor. Segundo ela, as ações atribuídas a João David Ferreira Lima ocorreram em um contexto de pressão autoritária, no qual ele também estaria submetido. “Os documentos apresentados pela CMV não são suficientes para comprovar tais acusações. Ele não tinha poder de polícia, tampouco promoveu perseguições. A decisão de renomear o campus fere a memória de alguém que dedicou sua vida à construção da universidade”, argumentou. Informações obtidas junto à Apufsc e no site da UFSC.
Continua depois da publicidade
A sessão será retomada nesta terça-feira (17).